Sofia Menga, do São Fernando, e Samuel Caetano, do Corujinha, entram em campo nesta quarta-feira, 16 de setembro, para defender o Brasil no 1º Campeonato Mundial Escolar de Golfe, que vai ser jogado em 72 buracos, até domingo, com a sexta-feira de descanso, no Blue Course, de par 72, do Royal Golf Dar Es Salam, na capital Rabat. O clube projetado por Robert Trent Jones a pedido do rei Hassan II, é um dos mais famosos da África, sendo que seu Red Course, de par 73, é a sede do Trophée Hassan II, do European Tour, e da Lalla Meryem Cup, do Ladies European Tour (LET).
O torneio dividido em duas faixas etárias – até 18 anos e até 15 anos, com competições separadas masculinas e femininas –, está sendo organizado pela International School Sport Federation (ISF) em parceria com a Royal Maroccan Golf Federation (RMGF), com apoio do Ministério de Educação Nacional do Marrocos. Há ainda uma competição por equipes para os países que se fizeram representar com pelo menos quatro atletas.
Hole-in-one – Sofia nem começou a jogar e já tem o que comemorar. Nesta terça-feira. Na volta de treino, ela fez o primeiro hole-in-one em campo oficial de sua carreira, ao embocar de primeira no buraco 6, de 137 jardas, usando um ferro 6. A bola caiu a um palmo do buraco e entrou. Eduardo Menga, pai de Sofia, acompanha os jogadores que integram a delegação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Todos estão hospedados no moderno campus da Universidade Politécnica Mohammed VI.
O evento começou nesta terça-feira com a volta de treino e a cerimônia de abertura, com desfile das delegações. Após a rodada de abertura, nesta quarta, haverá um jantar de gala. O segundo dia de jogo terminará com atividade da ISF Academy. Sexta é dia de descanso, reservado para atividades culturais. E domingo, após o término do torneio, haverá a cerimônia de premiação e encerramento.