Pablo e Becker no pódio em Campo Grande. Elite do golfe profissional brasileiro em campo. Foto: divulgação
Único a terminar duas das três rodadas do evento abaixo do par, Rafa Becker ,do São Fernando, o líder do ranking profissional brasileiro, venceu o 4º Terras Brasil Invitation, torneio com R$ 80 mil em prêmios, encerrado nesta sexta-feira, 29 de agosto, no campo da Associação Terras do Golfe, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Becker virou o jogo no segundo dia para vencer com 213 (74-69-70) tacadas, três abaixo do par e cinco de vantagem sobre os adversários.
Becker já está de malas prontas para estrear na temporada 2025/2026 da Gira de Golf Profesional Mexicana, válida para o ranking mundial (OWGR), onde joga há três anos, de 3 a 6 de setembro, no Amanali Classic. Ele jogará ao lado de Axell Balestre, do Fazenda da Grama, que recentemente conquistou o cartão do circuito em seletiva disputada na Colômbia. Axell terminou em décimo lugar em Campo Grande. Ambos não participaram do torneio de abertura da temporada, o Mexico City Open, de 6 a 8 de agosto, onde o brasileiro Alexandre Rocha foi vice-campeão.
Virada – Giordano Junqueira, de Ribeirão Preto, liderou o primeiro dia com 71 tacadas (-1), seguido por Marcos Silva, de Londrina, no par do campo (72), e por Odair de Lima, de Maringá, e Ronaldo Francisco, de São José do Rio Preto, ambos com 73. Becker estreou em quinto, mas virou o jogo no segundo dia ao marcar 69 tacadas, três abaixo do par, a melhor volta da semana, assumindo a liderança isolada até a rodada final. Ele registrou um eagle e 11 birdies na semana, mas também dois duplos bogeys e seis bogeys, sendo o único a terminar o torneio abaixo do par.
Quem mais se aproximou dele foi Odair, vice-campeão com 218 (73-74-71) tacadas, duas acima do par. Pablo de la Rua, head-pro do Terras do Golfe, terminou em terceiro, com 220 (76-73-71), seguido por dois jogadores com 222: Ulisses Toledo Junior (77-72-73), do Paraná, e Daniel Ishii (78-70-74), do Rio de Janeiro. Gustavo Teodoro, de Ribeirão, que defendia o título, terminou em oitavo, com 224 (75-73-76) e Axell em décimo, com 227 (74-77-76). Giordano jogou mal no final de semana e caiu para 15º, com 231 (71-80-80).
Patrocínio – O 4º Torneio Terras Brasil Invitation teve patrocínio diamante de CORPAL, que está Lançando o Condomínio Soul. Os demais patrocinadores foram Calvalcante & Rolim by Pininfarina, Quotos Investimentos, Safra Invest, Enzo, Range Rover, Porto, MS Energy, Z 9º Ofício, D Arquitetura e Construção, Rose Joias, Gomoov, Casa Nova Stone Center e Haras LA.
O próximo torneio profissional da temporada via ser jogado paralelamente ao 76º Campeonato Aberto de Golfe do Estado de São Paulo 2025, no Ipê Golf Club de Ribeirão Preto, de 5 a 7 de setembro, sexta-feira a domingo. A bolsa de prêmios será de R$ 100 mil.