Mesmo sem conhecer o campo, o gaúcho Herik Machado fez quatro birdies nos primeiros cinco buracos e chegou a cinco abaixo com novo birdie no 10, indicado que poderia fazer uma reestreia apoteótica como amador, neste sábado, 16 de março, na primeira rodada do 4º Aberto do Anexo Golf, no campo de nove buracos, em Avaré (SP). Depois de mais cinco pares seguidos, Herik devolveu três tacadas, com bogey no 16 e duplo bogey no 17, ainda assim o suficiente para jogar 68, duas abaixo do par, e se isolar na liderança de seu primeiro torneio como amador em mais de quatro anos.
Herik, que nesse intervalo, tentou o profissionalismo, sem sucesso, e abandonou o golfe em 2022, mostra que o talento que fez dele o amador número 1 do Brasil por três anos seguidos, ainda está lá, precisando apenas de mais ritmo de jogo. Herik entra na rodada final, neste domingo, apenas uma tacada à frente de Leonardo Yoshikawa, de Bastos, que também teve uma breve passagem pelo profissionalismo na carreira, e de Fernando Silva, do Campinas Golf Center.
Destaques – Fernando jogou quatro abaixo até o buraco 10, mas fez três bogeys no restante do campo para jogar 69 (-1). Leo começou ainda mais forte, com eagle no 1 e birdie no 2, mas devolveu duas tacadas a seguir e depois alternou birdies e bogeys para ser mais uma a jogar 69. Marcos Negrini, do Damha, número 3 do Brasil, jogou três acima de ida e só se recuperou no segunda metade do campo, onde fez três birdies e novo bogey, a caminho de jogar 71, uma acima, e se isolar em quarto lugar.
Fernando Silva, no entanto, lidera a classificação por handicaps índex até 8,5, com 69 tacadas net, seguido por Alessandro Fonseca, do Clube de Golfe de Campinas, com 70, e de Leo Yoshikawa, com 74. Na 8,6 a 14, num pódio dominado pelos jogadores locais, Luis Mello jogou 64, seis abaixo, para liderar quatro à frente de José Carlos Santos, que tem 68. A seguir estão Francisco Lima, com 71, e Adjalma do Carmo, com 72.
Mais líderes – Na 14,1 a 19,4, Felipe do Carmo, do Lago Azul, lidera com 68, contra 73 de Edison Hirano, do Riacho Grande, e Rodrigo Aparecido de Oliveira, do Anexo, que dividem o segundo lugar. Na 19,5 a 25,7, dobradinha do Sapezal, com Marcelo Vergel, líder com 73, e Lucas da Rocha segundo, com 74. Paulo Cesar Goncalves, do Rio Pardo, que fez aniversário neste sábado, vem em terceiro, com 75.
Há uma categoria extra masculina, de 25,8 em diante, liderada por Leonardo Maruyama, do Sapezal, com 78, seguido por Paulo Taborda, de Bauru, com 79, e de Naomatsu Yamazaki, com 80.
Feminino – Entre as mulheres, Maria Aparecida da Silveira, de Bauru, lidera com 86, seguida por Juliana Passos, do Riacho Grande, com 91; Solange Cabral de Souza, do Guarapiranga, com 93, e Joelma Rodrigues, do Riacho Grande, com 96. Na até 16, Cidinha lidera com 75, seguida por Juliana, com 77, e por Joelma, com 80.
Na 16,1 a 25,7, Andrea Ozi, do Anexo, lidera com 78, seguida por Sylvia Yoshiura, com 81, e por Elizabete Yoshiura, com 91. E na 25,8 em diante, Regimara Bochichi jogou 77 e Martina Flicker 89.