Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 08 de março de 2024

FPG Golf Center Supertacada é um presente para as mulheres em seu Dia Internacional

Tecnologias como a do Toptracer Range elevaram de 28% para 42% a presença feminina no golfe

 

Formandas do projeto Mulheres e Golfe comemoram conclusão do curso. Foto: Thais Pastor/F2

O lançamento do FPG Golf Center – Supertacada, neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na sede da Federação Paulista de Golfe pode ser a novidade que faltava para elevar a participação feminina no golfe paulista e brasileiro, uma das prioridade da entidade.

A tecnologia do Toptracer Range, que traça a trajetória das bolas em tempo real, virou febre em todo o mundo e chega ao Brasil através da Supertacada, provocou uma revolução no golfe dos EUA, o país onde os driving ranges com a novidade se multiplicam e são cada dia mais procurados.

Segundo a National Golf Fundation (NGF), dos Estados Unidos, que fornece informações vitais para a Indústria do Golfe naquele país, um imenso mercado de US$ 84 bilhões (dados de 2022), o golfe off-course, que considera todos os praticantes de golfe em driving ranges, como os com o Toptracer Range, simuladores e assemelhados, mudou definitivamente a cara do esporte (veja gráfico abaixo).

Mulheres – Do universo de 45 milhões de praticantes de golfe nos EUA, as mulheres representavam, em 2023, apenas 28º do total que joga exclusivamente “on-course”, isto é, nos campos de golfe tradicionais. Mas no golfe unicamente “off-course” a participação feminina chegou a 42% em 2023, uma mudança de paradigma. Há ainda 23% de mulheres que praticam o golfe de forma híbrida, tanto on-course, como off-course.

Mas a democratização do golfe com as novas tecnologias vai além do aumento da presença feminina. Um fenômeno tão ou mais significativo é a mudança da faixa etária dos participantes, que era de 46 anos para os golfistas on-course e cai para 31 anos nos praticantes off-course. Ou seja, as novas gerações, que priorizam a tecnologia e as interações sociais estão cada vez mais interessadas em golfe. Além disso, o acesso dos “não-brancos” ao golfe também mudou radicalmente, de 22% na prática on-course, para 41% na exclusivamente off-course.

Crescimento – Outra dado importante da pesquisa da NGF é sobre a velocidade de crescimento do golfe. Enquanto o total de golfistas off-course e híbridos chegou a 26,6 milhões, em 2023, 4% a mais com relação a 2022; o total de praticantes off-course e híbrido é de 32,9 milhões, com crescimento de 18% em um ano.

A pesquisa da NGF mostra ainda que houve uma retração de 8% em relação ao ano anterior no número de golfistas exclusivamente on-course. Já os praticantes de golfe híbridos cresceram 17%, enquanto os que jogaram exclusivamente off-course aumentaram 19% em um ano.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.