
Começa nesta quarta-feira, 12 de agosto, a fase decisiva do 24º Interclubes por Handicap Index de São Paulo, promovido pela Federação Paulista de Golfe (FPGolfe). Disputada de fevereiro a setembro, a competição é a maior do Brasil tanto pela duração quanto pelo número de jogadores envolvidos e chega agora ao momento em que os oito clubes classificados na fase de stroke play (G-8) passam a disputar diretamente o título, em uma chave eliminatória de Match Play.
A fase decisiva começa com as quartas de final, em confronto único, disputadas no Guarapiranga Golf & Country Club, sede definida por sorteio. As quartas de final reúnem os oito melhores clubes da fase de classificação, em cruzamentos que seguem a ordem do G-8, no sistema de cruzamento olímpico (1 x 8; 2 x 7; 3 x 6; e 4 x 5):
1 – Anexo Golf x 8 – Guarapiranga GCC
2 – SP Futebol Clube x 7 – AE São José
3 – Terras de São José x 6 – São Francisco
4 – Portal Japy x 5 – CG Campinas
Cada confronto será disputado em jogos de Match Play, com oito jogadores de cada clube em campo simultaneamente: duas partidas de duplas e quatro partidas individuais. As vitórias valem 2 pontos, o empate vale 1 ponto e a derrota não soma pontos.
Em caso de empate a partir das quartas de final, o primeiro critério será o número de pontos grandes. Se a igualdade persistir, será considerado o número de pontos pequenos. Permanecendo o empate, haverá um jogo individual único, em sudden death, pelo resultado gross, entre jogadores escolhidos pelos respectivos capitães.
Os quatro clubes que vencerem as quartas de final avançam para as semifinais, que terão um formato diferente: serão disputadas em jogos de ida e volta, com os resultados somados. O clube que terminou mais bem colocado na fase de classificação terá o direito de disputar a segunda partida em casa.
O mesmo sistema será utilizado na final. Os dois finalistas se enfrentarão em jogos de ida e volta, também com os resultados somados, e o clube mais bem classificado no G-8 terá o mando do segundo jogo.
Além do título, o campeão do Interclubes ganha o direito de indicar quatro jogadores para representar a FPGolfe e o Brasil na competição Interclubes do Latino-Americano.






