Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 29 de maio de 2024

Depois de mais de cinco anos, Herik Machado volta ao Ranking Mundial Amador de Golfe

Terceiro lugar no Aberto Paraná bastou para golfista do Damha atingir primeiro objetivo de 2024

 

por: Ricardo Fonseca

Herik: ex-número 1 do Brasil volta ao ranking mundial em busca de vaga no LAAC. Foto: Thais Pastor/F2

Graças ao forte grupo de jogadores que participou do Aberto do Paraná, na última semana, o terceiro lugar no Alphaville Graciosa bastou para que Herik Machado voltasse a integrar o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR) depois de mais de cinco anos de ausência. Como havia 20 brasileiros do WAGR em campo, o torneio teve uma maior distribuição de pontos. Normalmente apenas o campeão, e em alguns casos também o vice, ganham o direito de entrar para o ranking mundial.

Herik havia deixado de competir em torneios do WAGR em janeiro de 2019, quando o 15º lugar no LAAC (Latin America Amateur Championship) o levou à 119ª colocação do WAGR, como o melhor brasileiro da lista, bem à frente de Fred Biondi, hoje profissional do Korn Ferry Tour, e Andrey Xavier, hoje o melhor brasileiro da lista. Curiosamente, Andrey teve como melhor ranking a 119ª colocação, a mesma que Herik atingiu em seu auge no WAGR. Andrey, Herik e Wesley Bairros, que venceu o Aberto do Paraná, vieram todos do projeto social Boa Bola, de Santana de Livramento (RS), onde suas famílias moram a menos de 500 metros umas das outras.

Recomeço – Herik, que foi por três anos o número 1 do Brasil, tentou o profissionalismo em 2019 e 2020 e depois, com a pandemia e sem recursos, abandonou o golfe. Ele só voltou a competir em março deste ano, com apoio da Inove Transformadores, de São Carlos, que lhe deu de moradia a roupas e material de golfe, e ao Damha, que lhe abriu as portas, reestreando com uma vitória no Aberto do Anexo Golfe, do ranking paulista.

Herik chegou perto de reentrar no WAGR no Aberto Bandeirantes e no Aberto do Campestre de Pelotas, onde terminou em terceiro, e teve outros dois Top 7 em Brasília e no PL. A pressão pelo resultado era grande e Herik, invariavelmente, vinha estreando mal e fazendo voltas de recuperação nos torneios anteriores do WAGR que disputou em 2024. Agora, sem esse peso nas costas, espera-se que ele volte a mostrar o golfe que fez ele ser um dos melhores amadores do mundo.

LAAC – Voltar ao ranking mundial para poder, a partir de agora, somar pontos em todos os torneios do WAGR que participe, era o primeiro objetivo de Herik para 2024. Sua meta agora é escalar o ranking rapidamente para chegar no final do ano entre os cinco ou seis brasileiros mais bem colocados que terão direito a disputar o LAAC, em janeiro de 2025. O LAAC é a principal competição amadora do continente e dá ao campeão o direito de jogar dois majors do golfe profissional: o Masters e o The Open, além de garantir vaga (junto com o vice), na seletiva final para o US Open.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.