Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 18 de março de 2024

4º Aberto do Anexo Golf: Herik Machado vence na reestreia, após mau tempo impedir rodada final

Desafio agora do ex-nº 1 do Brasil é voltar ao ranking mundial, esta semana, no Bandeirantes. Cidinha Silveira venceu no feminino

 

Guilherme, Herik e Ademir. Fotos: Thais Pastor/F2

Depois de um começo de rodada errático neste domingo, 17 de março, o gaúcho Herik Machado, da equipe Inove, do Damha, foi salvo por um temporal com raios que obrigou a cancelar a rodada final do 4º Aberto do Anexo Golf quando o último grupo, da tarde, ainda estava no tee do buraco 5. Com isso, valeram os resultados do dia anterior, com Herik sendo declarado campeão de seu primeiro torneio como amador em mais de quatro anos.

Veja álbum completo

Após uma incrível exibição onde fez cinco birdies nos primeiros 10 buracos, num campo que não conhecia, Herik havia jogado 68 tacadas, duas abaixo do par, no sábado, e liderava com uma de vantagem sobre Leo Yoshikawa, de Bastos, que levou o troféu de vice-campeão, e Fernando Silva, do Campinas Golf Center, que defendia o título e buscava seu terceiro pódio consecutivo, depois de ter sido vice-campeão em 2022, num jogo também interrompido pela chuva.

Susto – Herik não começou bem a volta final. Ele bateu o drive para fora de campo e não escapou de um bogey, cedendo a liderança para Leo, que fez eagle no par 5 que abre o campo do Anexo pelo segundo dia consecutivo. Leo ainda fez birdie no buraco 2, contra par de Herik, para virar o jogo e disparar na liderança. Leo, que também tinha feito eagle e birdie para abrir a rodada anterior, ainda tinha um putt curto para birdie no green do 6 quando o jogo foi interrompido. Herik vinha duas acima e Fernando uma acima.

“Estou treinando muito, batendo bem na bola, mas ainda me falta ritmo de competição”, reconhece Herik, que entrou no Aberto do Anexo exatamente com esse objetivo. O desafio de Herik agora é voltar ao Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR), oportunidade que terá esta semana no Campeonato Bandeirantes de Golfe, de sexta a domingo, 22 a 24 de março, no Quinta do Golfe Clube, em São José do Rio Preto. O torneio válido para o WAGR e para o ranking nacional, na verdade começa na quinta, com a primeira rodada dos profissionais, paralelamente a um Pro-Am.

LAAC – O objetivo de Herik nessa sua volta ao golfe – havia abandonado o esporte em 2022 – é voltar a ser um dos melhores do Ranking Nacional e com isso garantir vaga para jogar o LAAC (Latin America Amateur Championship) em janeiro de 2025, maior torneio amador do continente, que dá ao campeão vaga para jogar em dois majors do golfe profissional, o Masters e o The Open, e ainda o direito de jogar a seletiva final para o US Open.

“Já joguei o LAAC cinco vezes e terminei duas vezes entre os 15 primeiros”, conta Herik, que em 2019, depois de três anos seguidos como número 1 do Brasil, tentou a carreira profissional, sem sucesso. No primeiro ano, a Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe) conseguiu cinco convites para ele jogar no PGA Tour Latinoamérica, mas nos dois anos seguintes, com a pandemia, limitou-se a jogar mini tours no Brasil e, sem patrocínio ou dinheiro, abandonou o esporte.

Renascimento – Herik, que veio de uma família em situação de vulnerabilidade social e foi revelado no programa Boa Bola, de Santana do Livramento (RS), não tinha nem mais tacos de golfe quando foi procurado pelo empresário Almir de Oliveira, da Inove, que lhe ofereceu a oportunidade de renascer para o golfe. Almir o levou para São Carlos (SP), onde lhe deu moradia, alimentação e todo o material de golfe para que ele pudesse ter uma nova chance na vida, e Herik se apegou a ela.

“Só tenho a agradecer ao Almir por tudo o que ele fez”, diz Herik, que ainda está treinando no Damha ao lado de alguns dos melhores golfistas do país, como Marcos Negrini, número 3 do Brasil, Igor Santana e Matheus de Paula, filho de Almir, todos da equipe Inove. “Treinar ao lado deles tem puxado meu jogo e feito a diferença”, diz Herik.

Homenagem – Durante a premiação, Ademir Mazon, presidente da Federação Paulista de Golfe (FPGolfe), que é gaúcho e conheceu Herik ainda no início de carreira, em Livramento, fez questão de homenagear Almir por seu apoio ao golfe, além de agradecer o Anexo por seu trabalho para desenvolver o golfe nessa rica região do estado de São Paulo.

O Anexo Golf fica num braço da Represa de Jurumirim, um imensa massa de água com 100 km de comprimento e 1.800 metros de praias que banha 10 municípios e é um dos maiores polos de lazer, entretenimento e esporte do país. Vários loteamentos de luxo estão sendo desenvolvidos no local, incluindo do próprio Anexo. A região ainda tem ainda um outro campo de golfe, o Rio Pardo, de 18 buracos, com sede na cidade de Iaras, dentro de um mês realizará seu primeiro Aberto.

Mais premiados – Fernando Silva foi o campeão da categoria por handicaps índex até 8,5, com o 69 net da véspera, seguido por Alessandro Fonseca, do Clube de Golfe de Campinas, com 70, e de Leo Yoshikawa, com 74. Na 8,6 a 14, que também só teve válidos os resultados do primeiro dia, o pódio foi dominado pelos jogadores locais: Luis Mello venceu com 64, seis abaixo, seguido por José Carlos Santos, com 68, e Francisco Lima, com 71.

As mulheres de handicaps mais baixos também não conseguiram terminar a rodada. Com isso, Maria Aparecida da Silveira, de Bauru, conquistou o tricampeonato scratch, com 86 tacadas, tendo como vice, Juliana Passos, do Riacho Grande, com 91. Na categoria com handicap até 16, Joelma Rodrigues, do Riacho Grande, venceu 90 tacadas, e Solange Cabral de Souza, do Guarapiranga, foi a vice, com 84.

Handicaps Altos – As categorias de handicaps mais altos, que jogaram pela manhã, conseguiram terminar os 36 buracos, sendo premiados o campeão gross e os dois primeiros nets. Na 14,1 a 19,4 Rodrigo Aparecido de Oliveira foi o campeão gross com 166 (86-80) tacadas, enquanto os melhores net foram para Fabien Dupret, do Sapezal, com 177 (90-87), e para Edison Hirano, do Riacho Grande, também com 177 (89-88).

Na 19,5 a 25,7, Marcelo Vergel, do Sapezal, foi o campeão gross, com 179 (92-87) tacadas. Os melhores net foram de Gil Hipólito, também do Sapezal, com 147 (76-71), e de Paulo Cesar Goncalves, do Rio Pardo, que fez aniversário no sábado, também com 147 (75-72). Na categoria feminina de 16,1 a 25,7, Andrea Ozi, capitã do Anexo, venceu com 215 (102-113), e Sylvia Yoshiura, de Bauru, foi campeã net, com 166 (81-85). Houve ainda uma categoria mista, de 25,8 em diante, que teve Regimara Bochichi campeã com 151 (77-74) e Paulo Taborda, do Riacho Grande, vice com  153 (79-74).

Premiação – Mauro Batista, diretor executivo da FPGolfe e Diretor do Torneio apresentou a entrega de prêmios que teve a mesa formada por Guilherme Assunção, proprietário do Anexo Golf, por seu capitães José Carlos Almeida Santos e Andrea Ozi, Por Ademir Mazon, presidente da FPGolfe, que aniversariou neste domingo, e seu vice Técnico, Luiz Claudio Recchia.

Resultados

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.