Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 18 de março de 2020

Projeto Golfe Chave para o Futuro e FPG introduzem esporte nas escolas públicas de Indaiatuba

Associação Hurra comanda a iniciativa, com apoio da prefeitura e Lei Paulista de Incentivo ao Esporte

 

Hurra 1250

Alunos do Projeto Golfe para o Futuro. Fotos: Alexandra Alves

Cem jovens da cidade de Indaiatuba (SP) foram selecionados para ser os pioneiros de um projeto inédito no Brasil que visa formar novos jogadores e profissionais através do golfe. O Projeto Golfe Chave para o Futuro é uma parceria da Federação Paulista de Golfe (FPG) com a prefeitura da cidade de Indaiatuba, através das secretarias municipais de Cultura e Bem-Estar Social com execução da Associação Hurra! através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.

Alunos do Projeto Golfe para o Futuro internasVeja as fotos do lançamento do Projeto

O objetivo do Projeto Golfe Chave para o Futuro é educar cidadãos através do esporte e disseminar a prática do golfe no Brasil, tendo como meta principal a inclusão de crianças e jovens de todas as classes sociais como praticantes da modalidade, por meio da ampliação do acesso aos clubes e através da inclusão na cadeia produtiva do esporte.

Aulas – A primeira aula prática do Projeto Golfe Chave para o Futuro foi realizada na segunda-feira, dia 16, no Sapezal Golfe Clube, campo oficial da FPG, com a presença de Ademir Mazon, presidente da FPG, e autoridades da cidade de Indaiatuba. “Não existia até agora no Brasil um projeto de formação profissional para jovens e adolescentes através da prática do golfe”, conta Mazon. “Nosso objetivo é que estes jovens possam sair daqui com uma profissão, podendo ser instrutores, professores, administradores e, quem sabe, grandes profissionais do golfe”, diz o presidente da FPG.

Também presente na aula inaugural, a Secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho, destacou a oportunidade dos primeiros alunos do projeto. “Vocês que foram selecionados para participar do projeto devem valorizar cada momento de aprendizagem aqui”, ressalta a Secretária. “Vocês 100 foram selecionados entre mais de 55 mil alunos de toda rede de ensino do município e tenho certeza de que suas vidas serão impactadas e daqui sairão futuros profissionais e apaixonados pelo golfe”, completou a secretária.

Execução – Quem estará à frente na execução do projeto é a Associação Hurra! uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2010 em escolas da rede pública de São Paulo, Sorocaba e Bragança Paulista utilizando o esporte como ferramenta de educação de valores de cidadania. O projeto executado pela Hurra! conta com a Lei Paulista de Incentivo ao Esporte que permite que as empresas paulistas repassem até 3% do ICMS pago para projetos educacionais. O principal diferencial que a Hurra! trás para a Indaiatuba é a sua metodologia inovadora que tem como tríade educacional: educar, formar e transformar.

Por meio de oficinas, os alunos participarão de aulas teóricas e práticas sobre vivências socioculturais; técnicas, regras e etiqueta; gestão esportiva; organização de eventos; e manutenção, sempre relacionados ao golfe. Os participantes terão quatro horas de formação por semana, sendo que as oficinas estão divididas em diversos temas. Serão 32 oficinas por tema, distribuídas nos 11 meses de duração do projeto.

Números – O presidente da Hurra, Eduardo Pacheco, também presente na aula inaugural, destacou os números do evento. “Estamos bem contentes com o sucesso do projeto aqui em Indaiatuba pois tivemos um número muito grande e inscrições, como destacou a Secretária de Cultura e já estamos com uma lista grande de espera para as próximas turmas, tanto de escolas públicas de Indaiatuba, como de escolas privadas, o que nos traz a certeza de que que, além de inovador, o projeto veio para transformar a vida destes jovens e adolescentes por meio do esporte”, diz Eduardo.

As aulas práticas serão ministradas por dois profissionais do golfe no país: Juan Edgardo Silva, especialista com mais de 15 anos voltados a construção e gerenciamento de campos de golfe, e Robison Gomes, jogador profissional de golfe, que iniciou sua carreira aos 14 anos de idade e ocupa atualmente o 5º lugar do ranking do Golfe Pro Tour, além de atuar desde 2002 em projetos de golfe voltado ao público juvenil.

Parceiros – Projeto Golfe Chave para o Futuro é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Federação Paulista de Golfe e Sapezal Golfe Clube. Conta também com o apoio do Governo do Estado de São Paulo; Reckitt Benckiser; John Deere; Bristol Myers Squibb; Track and Field; Superbid; Zurich; Vanish; Laureus Sport; Mann + Hummel Brasil; e Cultura Inglesa.

A Hurra! é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 2010 em escolas da rede pública em parceria com a Secretaria Municipal de Educação dos municípios de São Paulo, Sorocaba e Bragança Paulista. Utilizando o esporte como ferramenta de educação de valores de cidadania, em sua história a organização capacitou mais de 700 professores e impactou mais 60 mil crianças e jovens. Com mais de 10 anos de vida, a organização já foi finalista de dois importantes prêmios de empreendedorismo social, e faz parte de importantes coletivos como a Rede FOLHA de Empreendedores Socioambientais e da REMS – Rede Esporte pela Mudança Social.

Conheça mais em: hurra.org.br