Equipamentos e Regras

Campo

O Golfe é praticado em um campo geralmente com 9 ou 18 buracos. Cada buraco possui um comprimento diferente e pode incluir uma série de obstáculos naturais ou artificiais: lagos, árvores, montanhas, rios ou bunkers (cavidade preenchida com areia). Cada campo é dividido em 4 áreas: o tee de saída; o fairway, onde a grama é curta; o rough, que desenha as bordas do campo onde a grama é alta; e finalmente o green, onde a grama é muito curta e é onde fica o buraco.

Tacos

O golfista pode ter até no máximo 14 tacos em sua taqueira. Os tacos de golfe podem ser classificados em quatro categorias: madeiras são os tacos usados para tacadas longas, geralmente utilizadas no tee de saída; ferros são mais precisos, utilizados para tacadas intermediarias também chamadas de approach (aproximação); putters reservados para as tacadas finais no putting Green; e finalmente, wedges – tacos específicos utilizados para um controle mais próximo ao green ou para sair de certas situações difíceis, como quando a bola está em um bunker.

Bola

A bola de golfe não deve pesar mais de 45.93 gramas, e seu diâmetro deve ter ao menos 42.67 milímetros. A sua forma é a de uma esfera perfeita, mas contém pequenas cavidades (entre 300 a 400) que ajudam a manter a bola no ar. Contando tacadas (Strokes)

“Par” é o número médio de tacadas para finalizar um buraco. Ele é determinado pela distância que separa o tee de saída da bandeira que indica a posição do buraco no Green. Geralmente “Pars” são feito em três, quatro ou cinco tacadas, ou seja, “par 3, 4 ou 5″. O jogo de golfe consiste em alcançar cada buraco com o mínimo de tacadas – a pontuação (score) é estabelecida de acordo com o número de tacadas feito em comparação com o “Par”. Fazer “Par” quer dizer que o jogador realizou a quantidade de tacadas determinadas naquele buraco (por exemplo, realizou 4 tacadas em um buraco de Par 4). “Bogey” significa uma tacada acima do Par (+1); Um “double bogey” são duas tacadas extras (+2) e um “triplo bogey” são três a mais (+3). Fazer um “birdie” significa terminar o buraco com uma tacada abaixo do par (-1). Um “eagle” corresponde a 2 tacadas abaixo do par (-2), enquanto um “albatross” é o termo para 3 tacadas abaixo do par (-3) e é obviamente muito raro. No final do percurso de 18 buracos, é calculada a pontuação considerando a soma das tacadas feitas em relação ao par.

O Tee

No Tee de saída, o jogador pode colocar a bola sobre um pequeno pedaço de madeira ou de plástico no formato de uma unha conhecido como “Tee”. Isto permite a elevação da bola e facilita a tacada evitando a perda e a danificação da grama. “Putt” e “Swing”: O “Swing” é o movimento (a ação) realizado para bater a bola com o taco, a fim de fazê-la voar na direção do Green. O “Putt” é o movimento (a ação) realizado para bater a bola, a fim de fazê-la rolar na grama (geralmente no Green) e embocar a bola no buraco ou coloca-la o mais próximo possível dele.

Regras e Etiqueta

O Golfe é um esporte de muitas regras, a maneira de jogar depende da situação, mas também de como se comportar perante os outros jogadores, o campo e o ambiente. No total existem 34 regras, divididas em 11 seções.

Sapatos e Roupa

Os sapatos de golfe possuem um solado especial com pequenas saliências (spikes de metal ou plástico) com o objetivo de não danificar o campo e para o jogador não escorregar na grama molhada. A estrutura do sapato é também especifica, a fim de não prejudicar (muito) o movimento lateral do pé e do tornozelo durante o “swing” (a tacada). O Código de vestimenta dos golfistas costumava a ser bastante rígido até muito recentemente. Frequentemente ternos eram vistos (usados) no campo. Hoje, bermudas e camisas de manga curta são frequentes. Cada clube estabelece o seu próprio código de vestimenta.

Fonte:
Site Olympic Games (COI)
http://www.olympic.org/content/sports/all-sports/golf/equipment-and-history/?tab=history

Receba nossas novidades

Federação Paulista de Golfe