Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 03 de dezembro de 2018

Depois do sucesso em São Paulo, Curso de Regras Nível II vai para o Rio, Curitiba e Porto Alegre

 Evento na sede da Federação Paulista reuniu 52 interessados durante todo o final de semana

 

todos 1260

Com a participação de 52 interessados, a Federação Paulista de Golfe (FPG) e a Confederação Brasileira de Golfe (CBG) realizaram o Curso de Regras Nível II, neste final de semana, dias 1º e 2 de dezembro, na sede da FPG, ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O curso desenvolvido pelo R&A e destinado a pessoas envolvidas com a administração de torneios em qualquer nível do jogo ou que gostariam de ter tal envolvimento, como, por exemplo, gerentes de clubes, membros das comissões, árbitros e profissionais dos clubes, entre outros, segue agora para mais três estados,

InternasClique e veja fotos do Curso Nível II realizado na sede da FPG

Os palestrantes e árbitros internacionais Frank Cazabon e Carlos Gasparian, que trabalham como voluntários, com despesas de viagem e hospedagem pagas pela CBG, e com as federações e clubes locais cedendo instalações e demais serviços, será repetido dias 4 e 5 de dezembro, terça e quarta-feira, no Rio de Janeiro, no Gávea Golf; dias 10 e 11, segunda e terça da próxima semana, em Curitiba; e dias 12 e 13, quarta e quinta, em Porto Alegre.

Proveito - Todos os participantes do curso deste final de semana, com aulas teóricas no auditório da FPG e aulas práticas no campo executivo de nove buracos do Centro Esportivo da entidade, ao lado do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, elogiaram a atuação e empenho de Frank Cazabon e Carlos Gasparian em transmitir o conteúdo avançado do curso, já com base nas novas Regras do Golfe que entrarão em vigor a partir do dia 1ª de janeiro de 2019. Houve muito interesse dos alunos, que puderam perguntar sobre tudo o que tinham dúvida, sobretudo as envolvendo as mais de 30 principais mudanças nas Regras, em relação às que ainda vigoram até 31 de dezembro deste ano.

O curso terminou na tarde de domingo com um exame de duas horas de duração, dividido em quatro partes: A) 25 perguntas “Verdadeiro ou Falso?”, B) 10 perguntas de ‘Múltipla Escolha’, ambas as partes feitas sem consulta ao livro de Regras do Golfe 2019 ou outro material de referência; C) 10 perguntas de “Múltipla Escolha” tendo que citar número e subitens das Regras Utilizadas; e D) 20 questões específicas de Regras num jogo simulado, exigindo determinar a quantidade de tacadas de penalidade e as Regras específicas aplicadas, seção que valeu 40% do total de pontos. Nas partes C e D é permitido material de consulta.

Aprovação - Os resultados da prova serão informados individualmente a cada um dos participantes ainda durante esta semana. Para ser aprovado no Curso de Regras Nível II o R&A exige um mínimo de 60% de acertos na prova. Quem acertar de 80% a 89% das questões é “Aprovado com Mérito”, e quem acerta de 90% em diante é aprovado com distinção, com direito a diploma do R&A. Entretanto, para ser um “Árbitro Qualificado R&A” ou “R&A Rules Oficial”, é necessário ser aprovado no Curso de Regras Nível III.

Para os árbitros internacionais palestrantes, se metade dos presentes passar na prova, atingindo um mínimo de 60% de acertos, isso já será considerado um bom resultado, dado o nível de dificuldade. Todos os participantes podem pleitear um segundo exame, quando o índice de aprovação costuma subir para 70% ou 80%.

Programação - A programação teórica do Curso de Regras Nível II inclui itens como Fundamentos, Jogue a Bola Como se Encontra, Bola Deslocada, Bancas, Greens, Levantando e Retornando a Bola ao Jogo, Alívio sem Penalidade, Áreas de Penalidade e Bola Perdida ou Injogável, além de um painel de uma hora como o tema Gerenciando uma Competição. Houve ainda demonstrações práticas, treino no campo e um painel sobre Arbitrar e Dar Decisões.

O Curso de Regras Nível II atraiu 15 amadores, cinco árbitros, 11 profissionais, seis instrutores, três ­­­­professores de golfe e sete professores diversos, quatro pessoas que trabalham com golfe, além de um jornalista especializado em golfe.