Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 05 de novembro de 2018

Honda Open – Nikkey do Brasil: Daniel Kenji Ishii e Carla Ziliotto vencem de ponta a ponta

Evento no PL mostrou a força da colônia japonesa, responsável por um terço do golfe no Brasil

 

Muneki Tikasawa, Daniel Kenji Ishii, Carla Ziliotto e Yasushi Noguchi. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Muneki Tikasawa, Daniel Kenji Ishii, Carla Ziliotto e Yasushi Noguchi. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Tudo foi superlativo no 48º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, disputado neste final de semana, 3 e 4 de novembro, no campo de 27 buracos do PL Golf Club, em Arujá (SP). As vitórias do ponta a ponta do carioca Daniel Kenji Ishii e da paulista Carla Ziliotto, dois jogadores da elite do golfe nacional, foram o ponto alto de um evento marcado pelo amor ao esporte, respeito às regras e à tradição, e sobretudo, por todos terem seguido à risca o ritmo de jogo estabelecido, o que permitiu que o recorde de 223 golfistas jogasse sem espera e sem atraso, e que todos pudessem comemorar juntos, num jantar de comidas típicas, o sucesso de mais uma edição do evento.

O torneio que integrou as comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, foi comandado por Muneki Tikasawa, presidente da Associação Nikkey do Brasil, e sua incansável equipe. Eles se desdobraram em esforços, dentro e fora de campo, para que todos os jogadores, 174 homens e 49 mulheres, com idades dos 12 aos 91 anos, representando 30 clubes de sete estados – São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro – tivessem um final de semana inesquecível nesse evento que teve apoio da Confederação Brasileira de Golfe, da Federação Paulista de Golfe, da Associação Brasileira de Golfe Sênior, e do Consulado do Japão em São Paulo, e patrocínio Master da Honda.

Kenji comemora birdie no 18 e titulo 650

Kenji comora birdie no 18 e título do Nikkey 2018.

Vitória – A conquista de Kenji, do Itanhangá, número 4 do ranking brasileiro, foi ainda mais significativa por ele nunca ter jogado antes no campo do PL. Isso não o impediu de fazer um eagle e cinco birdies no primeiro dia e mais seis birdies no segundo, incluindo três nos quatro buracos finais, para jogar duas voltas de 68 e vencer com 136 tacadas, oito abaixo do par. Pedro Nagayama, do São Fernando, número 1 do ranking paulista, que começou o dia em segundo, perdendo por cinco, ainda tentou colocar pressão no adversário ao jogar três abaixo de ida. Mas um bogey no 10, seguido de oito pares, deixou Nagayama em segundo, com 143 (73-70) tacadas, com a única volta abaixo do par da semana, além das duas do campeão.

Guilherme Grinberg, do São Paulo, campeão brasileiro pré-juvenil de 2018, começou o dia empatado em segundo, mas terminou em terceiro, com 147 (73-74). Shozo Karasawa, do Vista Verde, um dos maiores campeões do golfe sênior brasileiro, que saiu no foursome final, também fez bonito ao terminar em quarto, com 154 (76-78), jogando ao lado de três meninos cujas idades somadas não chegavam à sua. Hirai Alex Yugo, do São Fernando, que defendia o título em busca sua quarta vitória no Nikkey (foi campeão em 2017, 2015 e 2004) terminou em quinto, com 157 (83-74), sem conseguir se recuperar da má estreia.

Shozo foi o campeão da categoria A, com handicaps até 15, com 142 tacadas (-2), seguido por Seizo Yano, do PL, com 143, e por Gui Grinberg, que também somou 143 net, mas ficou em terceiro nos critérios de desempate. Na categoria B, para handicaps de 16 em diante, dobradinha do Itapeva, com Ricardo Hiraichi campeão, com 135 (-9), seguido por Claudio Yoshizo Yui, com 142. Christian Kenzo Ishihara, do PL, completou o pódio, com 144.

Seniores e Superseniores – Na categoria sênior scratch (55 anos ou mais), o campeão foi Teruo Tamura, do Alphaville (PR), com 158 (83-75) tacadas. Ele ganhou também a Taça Associação Brasileira de Golfe Sênior. Em segundo ficou Takaharu Fukada, do PL, grande incentivador do golfe profissional, com 165 (84-81). Entre os seniores com handicap até 15, venceu Kunio Ishihara, do PL, que superou Fumito Tashiro, do Campinas, nos critérios de desempate, depois que ambos empataram com 140. Jorge Nagai, do Paradise, ficou em terceiro, com 146.

Entre os seniores de handicap mais altos, vitória para Hideo Kawasaki, com PL, com 139 tacadas, seguido por Milton Akio Sato, do Santa Mônica, com 141, e por Alfredo Yoshito Koga, do Clube dos 500, com 142. Na Supersênior (75 anos ou mais), Shigeharu Babazono, do PL, foi campeão, com 132 tacadas, seguido por Coitiro Tacahashi, do Guarapiranga, com 132, e por Minoro Doi, do Lago Azul, com 133.

internas

Clique e veja dezenas de fotos da premiação.
Aguardo álbum de fotos completo.

Feminino – Carla Ziliotto, do Arujá, conquistou de ponta a ponta o tricampeonato do Nikkey do Brasil e seu nono título do torneio, com 155 (78-77) tacadas. Miki Kojima, do PL, surpreendeu outras favoritas ao ser vice-campeã, com 164 (83-81), seguida por Stela Miyagi, do Arujá, com 172 (84-88), Sueli Miyuki Horii, do Paradise, com 175 (90-85) e por Akiko Kawasaki, do PL, com 179 (95-84).

Já na classificação com handicap, dobradinha do PL. Akiko Kawasaki foi campeã com 145 tacadas, e Harumi Shibagaki vice, com 146. Vera Lucia Nagano, do Alphaville, também somou 146, mas ficou em terceiro nos critérios de desempate.

Idades – Na categoria sênior feminina, Helena Miyaguti, do São Fernando, venceu com 180 (93-87) tacadas, seguida por Marise Sawada, do Arujá, que fez a melhor volta da turma para ser a vice-campeã com 181 (95-86). Na categoria feminina sênior com handicap, venceu Sadako Kuramochi, do Guarapiranga, com 145, seguida por Keiko Amano, do PL, com 147, e por Teresinha Mugiuda, do Arujá, com 149.

A categoria supersênior feminina, para mulheres com 70 anos ou mais, teve como campeã Miriam Yuki, do São Fernando, com 153 tacadas, seguida por Lucia Sumikawa, de Ponta Grossa, com 158, e por Hideko Bando, do PL, com 159. Miyoko Higashi, de Bastos, terminou em oitavo lugar, com 169 tacadas, mas recebeu uma homenagem especial por ter sido o golfista de maior idade entre todos os participantes, homens e mulheres, com 91 anos completados na sexta-feira, 2 de novembro. Pedro Miyata, de apenas 12 anos, do São Fernando, também recebeu uma homenagem como o mais jovem em campo.

Premiação – A mesa de premiação foi composta por Muneki Tikasawa, presidente da Associação Nikkey de Golfe do Brasil; Ichiro Amano, presidente do PL; Yasushi Noguchi, Consul Geral do Japão em São Paulo; Otavio Mizikami, diretor da Honda Automóveis; Mario Numada, presidente do Arujá GC; Euclides Gusi, presidente da CBG; Mauro Batista, diretor executivo da FPG; Eduardo Sakamoto, da All Nippon Airways; Roberto Nishio, representando a Sociedade de Cultura Japonesa; Yoshiharu Kikuchi, presidente do Comitê Executivo da Comissão para a Comemoração dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil; Tulio Tsuru, da United Airlines; Valter Takeo Sassaki, diretor presidente do Nippon Country Club; e Takaharu Fukada.

Foi feito ainda agradecimento a empresas e pessoas parceiras como Eizou Toyofuku, presidente da Panasonic; Takahashi Asano, presidente da Nissin Foods; Massayoshi Mochizuki, presidente da Ajinomoto; Celia Yabuyaki, gerente corporativo da All Nippon; Toshiyuki Mochizuki, vice-presidente da Ajinomoto; Eishim Shimada, presidente da Yakult; Hilário Kobayashi, diretor da Yamaha; Takio Otaki, representando o Jornal Nikkey Shimbun; Shigueo Hayashi, presidente do Conselho Deliberativo do PL; Kenya Sugihara, capitão do PL; Sunao Mabe, apoiador do evento; Kiyoshi Ameniya, presidente do Conselho Deliberativo do Arujá; e Thais Pastor e Ricardo Fonseca, jornalistas do Portal Brasileiro do Golfe (www.golfe.esp.br), por mais um ano de cobertura do evento.

Sorteios – No final foram sorteados dezenas de valiosos brindes oferecidos pelos patrocinadores e apoiadores, com destaque para uma passagem de ida e volta para o Japão em Classe Executiva, oferecida pela Ana – United, ganha por Toshiaki Shitara, do Lago Azul. Destaque ainda para dois quadros do artista plástico Manabu Mabe, ofertadas pelo irmão Sunao Mabe, e ganhos por Chiaki Takeda e Cesar Toshio Oda.

O 48º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil teve patrocínio Master da Honda Automóveis do Brasil, que ofereceu como prêmio para hole-in-one nos seis buracos de par 3 do campo, um automóvel Honda HR-V em três deles e uma moto Honda CBR 650F nos outros três. Ao todo, os 213 jogadores tiveram quatro chances para ganhar o prêmio em cada dia, num total de mais de 1600 tentativas, mas ao contrário de 2017, quando saiu o carro, este ano ninguém conseguiu levar o prêmio.

Resultados completos

 Album de fotos (use as setas laterais para navegar)
48º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil - 2018

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.