Federação Paulista de Golfe

Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 02 de agosto de 2018

Honda patrocina o 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo, no Ipê Golf Club

Honda Classic será jogado de 10 a 12 de agosto, valendo para o ranking mundial, nacional e estadual

 

HC chamada 01 1260 x 500

A Honda, uma das principais patrocinadoras do golfe no Brasil, será a patrocinadora oficial do Campeonato Aberto do Estado de São Paulo, de 10 a 12 de agosto, sexta-feira a domingo, no Ipê Golf Club, em Ribeirão Preto. O maior campeonato amador do estado de São Paulo, em sua 69ª edição, terá a honra de se tornar o primeiro Honda Classic no Brasil. A competição, que é valida para os rankings mundial, nacional e paulista de amadores, com pontuação máxima, e é considerada um dos cinco eventos do Grand Slam do golfe brasileiro, reunirá a elite de esportistas do país para três dias de jogos, num campo técnico, bem cuidado e bastante desafiador.

O Honda Classic – 69º Campeonato Aberto do Estado de São Paulo terá uma importância ainda maior este ano, tanto pelo novo patrocinador, como por servir para a preparação e treinamento das equipes que irão defender o Brasil em duas das competições internacionais mais importantes do continente e do mundo: o Campeonato Sul-Americano Pré-Juvenil, de 5 a 8 de setembro, no Los Inkas Golf Club, em Lima, no Peru; e o Campeonato Mundial Amador de Golfe por Equipes (World Amateur Team Championships), de 24 a 1º de setembro (Troféu Espírito Santo, feminino) e de 5 a 8 de setembro (Troféu Eisenhower, masculino), no Carton House Golf Club, em Maynooth, perto de Dublin, na Irlanda.

Equipes brasileiras - Dos seis jogadores das equipes masculina e feminina do Brasil para o Sul-Americano Pré-Juvenil, quatro são paulistas: Guilherme Grinberg e Meilin Hoshino, do São Paulo GC; Stefano Thrane, do Clube de Campo; e Rafael Benadiba, do São Fernando. Completam o time Maria Emilia Pereira, do Itanhangá (RJ) e Maria Julia Ribeiro, do Costão Golf (SC).

São Paulo também contribuiu com metade dos jogadores brasileiros para o Mundial Amador, que terá Lucas Park, do Paradise; Lauren Grinberg, do Lago Azul, hoje jogando pela Barry University, de Miami (EUA); e Fernanda Lacaz, do São Fernando. A equipe masculina terá ainda Herik Machado, do Belém Novo (RS), e Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá (RJ); além de Laura Caetano, do Brasília (DF), no time feminino.

Campeões - Em seus 68 anos de história, o Aberto do Estado de São Paulo já foi vencido pelos melhores amadores da história do golfe brasileiro, como Roberto Gomez e Beth Nickhorn, recordistas de participações no Mundial Amador e de vitórias no Brasil; além de muitos outros que viraram profissionais de sucesso, como José Maria Gonzalez Filho (Pinduca), Ricardo Rossi, Rafael Navarro, Carlos Dluhosch, Rafael Gonzalez, Nico Barcellos e Erick Andersson, entre os homens, e Maria Alice Gonzalez, Luciana Benvenutti, Priscila Iida, Candy Hannemann e Luiza Altmann, entre as mulheres.

A família Navarro foi a única da história a vencer o Aberto do Estado de São Paulo em três gerações. Christovan Navarro foi campeão em 1960, no São Paulo Golf Club, quando o torneio ainda era jogado na modalidade match play, com a final em 36 buracos. Seu filho, Rafael Navarro, venceu em 1977, no São Paulo, quando ainda era amador, além de ter conquistado o título outras vezes, quando a competição também foi jogada por profissionais. E, por fim, Felipe Navarro, filho de Rafael, foi campeão em 2010, no Damha Golf Club, em São Carlos.

Este ano, Lauren Grinberg, campeã em 2016 e 2017, tentará se tornar uma das poucas e vencer o Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo por três anos consecutivos, enquanto Marcos Negrini, do Damha, defenderá o título que ganhou em casa, em 2017. Na última vez em que o torneio mais importante de São Paulo foi jogado no Ipê, em 2015, venceram o gaúcho Sandro Gonzalez e a carioca Clara Teixeira. O Ipê também recebeu o Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo, em 2006, quando Máximo Kopp e Cristina Baldi foram os campeões, naquela que foi apenas a segunda vez em que o torneio deixou de ser jogado na Grande São Paulo.

Ranking Mundial - O Honda Classic – Aberto do Estado de São Paulo será a sexta competição da temporada paulista válida para o ranking mundial. Ao todo, serão disputados 11 torneios valendo para o WAGR em São Paulo, em 2018, incluindo torneios exclusivos para juvenis e femininos. Os golfistas scratch (handicap até 8,5 para os homens e 16 para as mulheres), que competem pelo WAGR, jogarão 54 buracos. Os demais golfistas jogarão apenas 36 buracos.

O Diretor do Torneio é Mauro Batista. A Comissão Campeonato será formada por Luiz Recchia, André Balau, Matheus Castelli, Mauro Batista, Alexandre Domingues, Jivago Batista, Célia dos Anjos e Alexandre Holtz. A Comissão de Árbitros terá Claudio Mesquita, José Nabuco e Mauro Batista.