Notícias

  • Home >>
  • notícias
quarta-feira 09 de maio de 2018

Aberto Feminino do São Fernando, começa nesta quinta-feira com 60 jogadoras em campo

Torneio válido para o Ranking Mundial Amador terá competição internacional de duplas

 

Feminino SFGC 650Com 60 jogadoras, começa nesta quinta-feira, 10 de maio, em Cotia (SP), o 31º Aberto Feminino do São Fernando Golf Club – Taça Pee-Wee, competição internacional que será válida para o Ranking Mundial de Golfe Amador (WAGR) e para o ranking nacional, contando com a presença de uma forte dupla do Paraguai, que disputará, contra equipes locais, a Taça Pee-Wee, em homenagem a Yolanda Figueiredo, uma das mais importantes jogadoras e dirigentes do golfe brasileiro.

As 30 jogadoras da categoria scratch (handicap índex até 16) competem em 54 buracos stroke play, de quinta-feira a sábado, 10 a 12 de maio. As outras 30 golfistas disputam 36 buracos, sexta-feira e sábado, sendo que as com índex de 16,1 a 25,7 jogam na modalidade stroke play e as de 25,8 a 31,6 na stableford. Haverá prêmios para as três primeiras colocadas de cada uma das quatro categorias.

Taça Pee-Wee – Cinco duplas disputarão a Taça Pee-Wee, que tem como destaques o forte time do Paraguai formado por Giovanna Fernández Lopez, de handicap índex -3,3, número 204ª do ranking mundial de golfe, e por María Bethania Fernández, de índex 0,5. Pelo Brasil, jogam Roberta Moretti Avery, de Poços, e Ana Sung Marques, do Arujá.

São Paulo será defendido por Fernanda Lacaz, que joga em casa, e Samire Oliveira, do Arujá. O Rio de Janeiro terá Thuane Oliveira e Vitoria Monteiro, de Japeri, e o São Fernando as gêmeas Andrea Arruda e Daniela Arantes.

Patrocínio – O 31º Aberto Feminino do São Fernando Golf Club – Taça Pee-Wee tem patrocínio máster da New Core e apoios de Andiamo Ristorante, Aspen Snowmass, BEM Emergências Médicas, Copag, Groovy Forever, Henrimor Joalheria, Limelight Hotel – Aspen, Moinhotur, Sofitel, Spec, Visco, Viva Amazon e Bueno Wines, que servirá o espumante Desirée Brut Rosé, produzido pelo apresentador Galvão Bueno, que produz vinhos e azeites no Brasil e na Itália.

A organização é do São Fernando Golf Club (SFGC), com supervisão da Federação Paulista de Golfe (FPG) e do World Amateur Golf Ranking (WAGR), que pela primeira vez terá um torneio exclusivamente feminino em São Paulo.

Horário de saída da quinta-feira, 1ºdia de jogo

 

Conheça Yolanda Figueiredo, a mulher que mudou a história do golfe feminino no Brasil

Yolanda Muniz de Souza Figueiredo (1925 – 2017), a “Pee-Wee”, seu apelido de infância, que empresta o nome à competição internacional de duplas do Aberto Feminino do São Fernando, foi uma das maiores golfistas brasileiras, como jogadora e, principalmente, como idealizadora, dirigente e organizadora do golfe feminino brasileiro.

Como jogadora, Yolanda foi duas vezes campeã amadora brasileira (1955 e 1965) e 12 vezes campeã da Copa Los Andes, o Campeonato Sul-Americano de Golfe por Equipes, duas como jogadora e 12 como capitã, durante os 40 anos em que esteve envolvida com a competição. O Brasil começou a participar da Los Andes, em 1954, por iniciativa da própria Yolanda.

Mundial – Yolanda também foi a capitã da equipe feminina brasileira em várias edições do Campeonato Mundial de Golfe Amador – Troféu Espírito Santo, com destaque para o time formado por Maria Alice Gonzalez, Beth Nickhorn e Laura dos Santos que conquistou em 1976, em Portugal, a medalha de bronze, a maior glória do golfe brasileiro feminino de todos os tempos.

Outra importante realização de Yolanda como dirigente foi a criação, junto com Dora Nardy, do Campeonato Internacional de Duplas Femininas, evento realizado a cada dois anos, até 1989, no São Fernando Golf Club. Este campeonato começou com apenas alguns países da América do Sul, depois entraram Portugal e Suíça, até chegar a reunir 25 países em sua última edição.

Realizações – Pee-Wee, tal como o Rei Midas, transformava tudo em ouro. Durante os seus anos como diretora feminina da Confederação Brasileira de Golfe, cargo que dividia com Dora Nardy, levou o golfe feminino brasileiro a um patamar internacional. Além do golfe, foi uma empreendedora de grande sucesso, tendo criado, com sua amiga argentina, Angélica Rueda, a Omint e a Casa Cor.

Pee-Wee construiu e morou numa gostosa casa com jabuticabeira, feita por seu filho Paulo Figueiredo, de onde tinha toda a segunda volta e o buraco 13 do São Fernando, aos seus pés. Pee-Wee faleceu em novembro do ano passado, com 92 anos e deixou estipulado que usaria seu uniforme de capitã da Confederação Brasileira de Golfe para entrar na eternidade.

Livro – A história de Pee-Wee, que abriu as portas do golfe para as mulheres brasileiras, está contada em detalhes no livro “Yolanda Figueiredo, uma vida de fé, ética e muito bom humor”, da Egom Editora, escrito pela jornalista Marcela Matos e lançado em 2016.

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.