sábado 10 de junho de 2017

Jogos Olímpicos: COI aprova golfe para voltar a se exibir em 2024, em Paris ou Los Angeles

Está aberta ainda a possibilidade de se incluírem competições de duplas e duplas mistas e match play

 

A reunião do Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (IOC, na sigla em inglês) desta sexta-feira, 9 de junho, em Lausanne, na Suíça, aprovou a inclusão de todos os 28 esportes que se apresentaram nos Jogos do Rio 2016, inclusive o golfe, nos Jogos de 2024, que serão disputados em Paris, mais provavelmente, ou em Los Angeles, que permanece no páreo. A decisão ainda terá que ser ratificada pelo membros do IOC, no 130ª Assembléia Geral da entidade, dia 13 de setembro, em Lima, no Peru, quando também será conhecida a cidade sede.

Analistas internacionais dão como certa a retificação da decisão do Conselho Executivo, o que garantiria o golfe pelos terceiros Jogos Olímpicos seguintes, uma vez que o esporte voltará a ser apresentar em 2020, no Japão, no campo do Kasumigaseki Country Club. O esforço da Federação Internacional de Golfe (IGF), que não poupou esforços nem dinheiro para fazer do golfe nos Jogos do Rio um sucesso, a despeito de todas as dificuldades que antecederam a competição no Brasil, foi visto como decisivo pelo sucesso do esporte, que teve suas primeiras medalhas de ouro em 112 anos ganhas pelo inglês Justin Rose e pela coreana Inbee Park.

Para os analistas das políticas do IOC, é quase certo que Paris ganha a disputa para ser a cidade sede, o que levaria o golfe de 2024 para o Le Golf National, sede da Ryder Cup de 2018. Caso Los Angeles vença como sede para 2024 – ou 2028 – poderá levar o golfe para o Riviera Country Club, sede do Genesis Open, do PGA Tour.

Há também boas notícias para todos que acharam o formato de 72 buracos de stroke play, com apenas 60 jogadores em campo, tanto no masculino, como no feminino, entediante. O Conselho do IOC aprovou novas competições de basquete três contra três, e disputas mistas de revezamento de natação e corrida, o que abre possibilidades de o golfe incluir novas disputas de medalhas, como competições de duplas e até de duplas mistas, em 2024.

 

 

 





Federação Paulista de Golfe