Federação Paulista de Golfe

O Golfe no Brasil

  • Home >>
  • O Golfe no Brasil
brasil

História

O golfe chega ao Brasil no final do século XIX, por iniciativa de engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos – Jundiaí, a São Paulo Railway. Eles convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe do país, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o rio Tietê. Devido à expansão da cidade em direção ao rio em 1901 o campo teve que ser transferido, para o Morro dos Ingleses, próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, dando origem ao São Paulo Country Club, que teve o primeiro campeonato interno vencido por J. M. Stuart, em 1903.

Depois de nova transferência para o Jabaquara, o campo foi estabelecido definitivamente em 1915 num terreno cedido pela Light, na região de Santo Amaro, com o nome de São Paulo Golf Club. No mesmo ano surgiram mais dois campos, o Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e outro na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, num terreno que foi entregue a Henrique Lisboa Wright para saldar uma dívida, posteriormente transformado num campo de nove buracos. Wright é avô de Jesse Rinehart Jr., que anos mais tarde foi um dos fundadores e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Na década de 1920, no Rio de Janeiro, surge o Gávea Golf & Country Club. Na década seguinte surgiram no Rio de Janeiro o Itanhangá Golf Club; no Rio Grande do Sul, o Porto Alegre Country Club, e no Paraná, o Graciosa Country Club. A partir de então, o crescente interesse pelo esporte no país, impulsionou o surgimento de campos de golfe em boa parte dos estados brasileiros.

Entidades

A Primeira entidade de Golfe do Brasil foi a Associação Brasileira de Golfe criada em 1958 no Rio de Janeiro pelo Sr. Seymour G. Marvin com o auxilio dos Drs. Oswaldo Aranha e Carlos Borges após um convite para participar do 1º Campeonato Mundial por equipes.
Em 1960 a ABG foi transferida para São Paulo por este ser o estado com o maior número de campos de Golfe. Foi na gestão de Jesse Rinehart Jr. em 08 de março de 1973 que ocorreu a histórica Assembléia de fundação da Federação Paulista de Golfe.

É a partir destas 3 federações que em 23 de março de 1976 surge a Confederação Brasileira de Golfe. Hoje (2018) o Brasil possui aproximadamente 8 mil praticantes com handicap, sendo quase 80% homens e conta com aproximadamente 104 campos de golfe.

Federação Paulista de Golfe

São Paulo representa 51% do golfe nacional com 51 clubes filiados e cerca de 4 mil golfistas com handicap; realizando anualmente 17 torneios e participa da organização técnica em mais de 32 abertos de clubes filiados.

Organização do Golfe – Brasil

Entidade Presidência
Confederação Brasileira de Golfe Euclides Antonio Gusi
Federação Baiana e Capixaba de Golfe Neusa Azevedo
Federação Centro-Oeste e Nordeste de Golfe – FECONG
Federação Norte de Golfe Acy Marcos dos Santos
Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro Mauro Bayout
Federação Paranaense e Catarinense de Golfe Sakae Tamura
Federação Paulista de Golfe Antonio Carlos Padula
Federação Pernambucana Golfe – FEPEG Mário Rios
Federação Rio Grandense de Golf Ricardo Ilha Moreira
Associação Brasileira dos Profissionais de Golfe – PGA Brasil Luis Martins
Associação Brasileira de Golfe Sênior PR Claudio Cordeiro Kiryla
Associação Brasileira Feminina de Golfe Sênior Nina Edelweiss

Principais Torneios

Infantil

Torneio Golfe “Nota 10″
Taça Yoshito Nomura

Pré Juvenil e Juvenil (até 18 anos)

Campeonato Juvenil Verão do ESP
Campeonato Juvenil Inverno do ESP
Torneio Juvenil (5 rodadas)
Campeonato Aberto Juvenil do ESP

Adulto (não há limitação)

Campeonato Aberto Bandeirantes de Golfe
Campeonato Aberto do Estado de São Paulo

Adulto Feminino

Taça Escudo (3 rodadas)

Duplas Femininas do ESP

Adulto Masculino

Interclubes Masculino – Scratch
Interclubes Masculino – Handicap Índex (8 rodadas)

Fontes:

Arquivos FPG e fotos do SPGC