O Golfe no Brasil

O QUE ACONTECE NO BRASIL

 

O golfe chega ao Brasil no final do século XIX, por iniciativa de engenheiros ingleses e escoceses que construíam a Estrada de Ferro Santos – Jundiaí, a São Paulo Railway. Eles convenceram monges beneditinos a ceder parte do terreno do Mosteiro de São Bento para a construção do primeiro campo de golfe do país, na região atualmente situada entre a Estação da Luz e o rio Tietê. Devido à expansão da cidade em direção ao rio em 1901 o campo teve que ser transferido, para o Morro dos Ingleses, próximo à confluência das avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, dando origem ao São Paulo Country Club, que teve o primeiro campeonato interno vencido por J. M. Stuart, em 1903.

Depois de nova transferencia para o Jabaquara, o campo foi estabelecido definitivamente em 1915 num terreno cedido pela Light, na região de Santo Amaro, com o nome de São Paulo Golf Club. No mesmo ano surgiram mais dois campos, o Santana do Livramento Golf Club, no Rio Grande do Sul, e outro na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo, num terreno que foi entregue a Henrique Lisboa Wright para saldar uma dívida, posteriormente transformado num campo de nove buracos. Wright é avô de Jesse Rinehart Jr., que anos mais tarde foi um dos fundadores e primeiro presidente da Confederação Brasileira de Golfe.

Na década de 1920, no Rio de Janeiro, surge o Gávea Golf & Country Club. Na década seguinte surgiram no Rio de Janeiro o Itanhangá Golf Club; no Rio Grande do Sul, o Porto Alegre Country Club, e no Paraná, o Graciosa Country Club. A partir de então, o crescente interesse pelo esporte no país, impulsionou o surgimento de campos de golfe em boa parte dos estados brasileiros.

Entidades:

A Primeira entidade de Golfe do Brasil foi a Associação Brasileira de Golfe criada em 1958 no Rio de Janeiro pelo Sr. Seymour G. Marvin com o auxilio dos Drs. Oswaldo Aranha e Carlos Borges após um convite para participar do 1º Campeonato Mundial por equipes;

Em 1960 a ABG foi transferida para São Paulo por este ser o estado com o maior número de campos de Golfe. Foi na gestão de Jesse Rinehart Jr. em 08 de março de 1973 que ocorreu a histórica Assembléia de fundação da Federação Paulista de Golfe;

“a fundação da Federação Paulista de Golfe provinha da necessidade de se enquadrar o esporte golfe dentro da estrutura legal do esporte no país, visando, ainda, a futura criação da Confederação Brasileira de Golfe, uma vez que já existe no país a Federação Gaúcha de Golfe e a Federação de Golfe do Rio de Janeiro”.
Fonte: REVISTA SP GOLFE & EDIÇÃO ESPECIAL 1998.

É a partir destas 3 federações que em 23 de março de 1976 surge a Confederação Brasileira de Golfe

Hoje (2012) o Brasil possui aproximadamente 25 mil praticantes (10 mil com handicap), sendo quase 80% homens e conta com aproximadamente 115 campos.

São Paulo representa 53% do golfe nacional com 46 clubes filiados e cerca de 5 mil golfista com handicap; realizando anualmente 17 torneios.

Os principais torneios são:

Adulto

Campeonato Aberto Bandeirantes de Golfe
Campeonato Aberto do Estado de São Paulo
Duplas Masculinas do ESP
Duplas Femininas do ESP
Campeonato Paulista Match Play & Scratch
Campeonato Paulista Match Play & Handicap Índex
Interclubes Masculino – Scratch
Interclubes Feminino – Scratch (4 rodadas)
Interclubes Masculino – Handicap Índex (8 rodadas)
Interclubes Feminino – Handicap Índex (4 rodadas)
Taça Escudo (3 rodadas)

Infantil (até 12 anos):

Torneio Golfe “Nota 10″
Taça Yoshito Nomura

Pré Juvenil e Juvenil (até 18 anos) :

Campeonato Juvenil Verão do ESP
Campeonato Juvenil Inverno do ESP
Torneio Juvenil (5 rodadas)
Campeonato Aberto Juvenil do ESP





Federação Paulista de Golfe