Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 22 de novembro de 2018

Aberto do São Paulo começa nesta 6ª feira reunindo talentos de várias gerações do golfe brasileiro

Competição de alto rendimento, válida para o ranking mundial amador, termina domingo

 

Aberto-SPGC-2018-650O Aberto do São Paulo é uma das competições mais importantes do país, mas também uma grande celebração do golfe brasileiro. O principal evento do clube de golfe mais antigo do país (fundado em 1900), que abre sua 74ª edição sexta-feira, 23 de novembro, prima por valorizar o golfe de alto rendimento, limitando a disputa a jogadores com handicap índex máximo de 19,4 e ainda reservando 40% de suas 121 vagas para competidores da categoria scratch, aqueles com índex até 8,5, que estarão competindo por pontos no ranking mundial amador do golfe (WAGR) e brasileiro, além dos rankings da Federação Paulista de Golfe (FPG).

Mas, ao mesmo tempo em que reúne a elite do esporte paulista, formada por jovens em ascensão, o Aberto do São Paulo atrai ídolos do golfe de outras gerações, que ainda se mantêm competitivos. Nesse sentido, o Aberto do São Paulo é também uma grande festa, mas de um tipo que acontece dentro do campo, com o reencontro de jogadores que escrevem muitas páginas da história de nosso esporte e têm a oportunidade de relembrar juntos de muitas delas.

Favoritos – Entre os favoritos ao título estão muitos dos 25 jogadores que tem handicap índex inferior a 5, incluindo Pedro Nagayama, do São Fernando, que vem de um segundo lugar no Aberto do Estado de São Paulo e de vitórias consecutivas no Aberto de seu clube e do Arujá; e o coreano Jinbo Há, do Terras de São José, que defende o título ganho em 2017. Desde então, Jinbo já venceu outros cinco torneios, o último deles o Aberto do Estado de São Paulo, onde superou Nagayama por duas tacadas, e vem disputando diversas competições profissionais.

aberto spgc 2005 2017O grupo de jovens talentos reúne ainda o juvenil Matheus Park, do Paradise, que foi terceiro colocado do Aberto do São Paulo de 2017, vem de um terceiro lugar no Aberto do Itanhangá e já é o número 6 do Brasil; Marcos Negrini, do Damha, número 2 do estado; Paulo Vitor Mattos, do Ipê, e um grupo de fortes juvenis onde se destacam Pietro Alvim e Rafael Benadiba, do São Fernando; Pedro Marchioni, Gabriel Pedone e Lucas Steinhoff, do São Paulo, e Mateo Schmitt, do Clube de Campo, entre outros.

Destaques – Mas é o grupo dos campeões de gerações anteriores que faz a diferença no torneio. Nele estão Roberto Gomez, do Clube de Campo, o maior recordista do golfe brasileiro; Rodrigo Lacerda Soares Filho, o Lilica, campeão Mid Amateur da Escócia 2017, que veio da Suíça, onde mora, especialmente para jogar em seu ex-clube; Alessandro Fabietti, do São Fernando, que já foi profissional e venceu o Aberto do São Paulo em 2005; Luiz A. P. Almeida, o Gugu, ex-capitão e um dos maiores campeões do clube; Johnnie Costa Lima, ex-presidente do São Paulo e da FPG; Bernardo Willemsens, do Gávea Golf (RJ); Tito Mantovanini, campeão em 2008, e Marcelo Gullo, ambos do São Paulo.

Toninho Abdalla, presidente do São Paulo Golf Club, estará jogando ao lado de dezenas de golfistas importantes da casa para receber em campo convidados de vinte clubes, que incluem Mauro Bayout, presidente da Federação de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, e Ademir Mazon, vice-presidente da Federação Paulista de Golfe.

Premiação e corte – Haverá premiação para o campeão e vice-campeão scratch e para os três primeiros de três categorias de handicap: até 8,5; de 8,6 a 14; e de 14,1 a 19,4. Após as rodadas de sexta-feira e sábado (36 buracos), haverá um corte que limitará a rodada final, domingo, a algo entre 70 e 90 jogadores, sendo os 30 primeiros e empatados da categoria scratch, mais qualquer outro que esteja entre os 12 primeiros e empatados entre os de handicap até 85; os 24 melhores e empatados da 8,6 a 14; e os 15 melhores e empatados da 14,1 a 19,4.

O 74º Campeonato Aberto Amador Masculino do São Paulo Golf Club – 2018 tem patrocínio do Bradesco Private Bank, organização da Federação Paulista de Golfe e supervisão da Confederação Brasileira de Golfe e do World Amateur Golf Ranking. A realização é do São Paulo Golf Club.

Horário de saída – 1ª rodada – 23/11

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.