Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 02 de novembro de 2018

Honda Open – Nikkey do Brasil: Festa da colônia japonesa reúne recorde de 223 golfistas, no PL

Participantes de 30 clubes de sete estados, incluindo alguns dos melhores do Brasil, jogam neste final de semana

 

Alex Yugo Hirai e Carla Ziliotto defendem o título do Nikkey, no PL. Ele em busca do quarto título; ela da nona vitória

Alex Yugo Hirai e Carla Ziliotto defendem o título do Nikkey, no PL. Ele em busca do quarto título; ela da nona vitória

Responsável por cerca de um terço do golfe brasileiro, tanto em número de jogadores como em clubes fundados e dirigidos por eles, a colônia japonesa do Brasil mostra sua força e paixão pelo esporte com a disputa do 48º Campeonato Nikkey de Golfe do Brasil, neste final de semana, dias 3 e 4 de novembro, no PL Golf Club, em Arujá (SP). Por possuir três campos de nove buracos cada – os percursos Glory, Lily e Pansy -, 27 buracos no total, o PL receberá o recorde de 223 jogadores de todo o país para comemorar juntos os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

Horário de saída do primeiro dia

Nikkei é a denominação dada em língua japonesa (日系) para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior. O termo engloba os isseis (imigrantes japoneses), os nisseis (filhos de japoneses), os sanseis (netos de japoneses), os yonseis (bisnetos de japoneses) e gosseis (trisanetos). No Brasil, onde a colonização japonesa começou oficialmente em 1908, ainda não há as demais gerações: rokusseis (tetranetos), e shichisseis (pentanetos de japoneses).

Recordes – Sob o comando incansável de Muneki Tikasawa (foto), que preside a Associação Nikkey de Golfe do Brasil, o torneio deste ano traz muitos outros números importantes. Dos 223 jogadores em campo, há 174 homens e o recorde de 49 mulheres. Eles representam 30 clubes dos sete estados onde a colonização japonesa é mais presente: São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.

Importante também é a presença dos chamados Superseniores – 10 mulheres com 70 anos ou mais, e 17 homens com 75 anos ou mais – um prova dos benefícios para a saúde que o golfe promove, aumentando a longevidade, com qualidade de vida. Destaque para a golfista Miyoko Higashi, do Bastos, que completou 91 anos neste dia 1º novembro e vai competir ao lado de jogadoras com idade para serem bisnetas dela.

NIkkey vencecores desde 2010Destaques – Alex Yugo Hirai, do São Fernando, que já venceu o Nikkey por três vezes e entra em campo para defender o título ganho em 2017 (venceu também em 2015 e 2004), terá fortes adversários, incluindo Guilherme Grinberg, do São Paulo GC, descendente de japoneses, que foi o campeão brasileiro de 2018 e foi vice-campeão do Nikkey no ano passado. Outros favoritos ao título são Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, número 4 do Brasil, e Pedro Nagayama, do São Fernando, oitavo do ranking nacional e número 1 do golfe paulista. Outros dois ex-campeões jogam entre os scratch: Hideaki Iijima, do PL (2014) e Luiz Miyagi, do Arujá (2013).

No feminino, Carla Ziliotto, do Arujá, filha de japonesa, que busca o tricampeonato, é a principal favorita ao título que já venceu oito vezes, incluindo quatro nos últimos seis anos (2017, 2016, 2013 e 2012), outros destaques da categoria são Sueli Miyuki Horii, Stela Miyagi, Marise Sawada e Miriam Yokota, todas do Arujá, e Masami Tajima e Toshiko Hiramatsu, ambas do PL, que estão entre as favoritas para completar o pódio.

Hole-in-one Honda – Mais uma vez, a Honda, patrocinadora do Nikkey do Brasil, estará dando dois incríveis prêmios para hole-in-one: um automóvel Honda HR-V, para quem embocar de primeira nos buracos 4 do Glory, 4 do Lily e 3 do Panzy, e uma moto Honda CBR 650F nos buracos 2 do Glory, 8 do Lily e 8 do Panzy.

Em 2017, no Nikkey do Brasil disputado no Arujá, a Honda deu sorte para o Supersênior Yoshiyuki Uesugi, de 78 anos, do Amazon Country Club, que fez o primeiro hole-in-one em 47 anos de história da competição. Uesugi embocou de primeira no buraco 2 para fazer seu primeiro hole-in-one em 25 anos de carreira e ganhar um Honda HR-V, oferecido pela Honda Automóveis do Brasil.

Premiação – Haverá prêmios para os campeões e vice-campeões scratch das categorias masculina e feminina e para os três primeiros colocados de duas categorias masculinas de handicap índex (até 15; e de 16 a 28) e da categoria única feminina (até 30).

Os seniores (60 a 74 anos) terão premiação à parte, não acumulável, para o campeão e vice scratch e para os três primeiros das duas categorias de handicap, além de prêmios para os três primeiros superseniores (75 anos ou mais). No feminino, serão premiadas as duas melhores sênior scratch (55 a 69 anos), e as três primeiras da categoria única com handicap e da categoria supersênior (70 anos ou mais).

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.