Notícias

  • Home >>
  • notícias
segunda-feira 23 de outubro de 2017

Aberto do Guarapiranga: Matheus Park faz melhor volta do torneio para conquistar o bicampeonato

Paulo Vitor e Joakim completaram pódio. Raquel Shin vence de ponta a ponta no feminino

 

Os campeoes Matheus Park e Raquel Shin com Enerzio Lossano, Eduardo Yoshida, Myung Kyu Kim, Tang Wen, Antonio Carlos Padula e Francisco Jo 1010

Enerzio Lossano, Eduardo Yoshida, Myung Kyu Kim, os campeões Matheus Park e Raquel Shin, Tang Wen, Antonio Padula e Francisco Jo. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Matheus Park, do Paradise, jogou a única volta abaixo do par de todo o torneio para conquistar de ponta a ponta, e por sete tacadas de vantagem, o bicampeonato na 46ª edição do Campeonato Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club 2017, encerrado neste domingo, 22 de outubro, no campo ao lado da Represa de Guarapiranga, na zona sul da capital paulista, valendo para os rankings masculino e feminino, scratch e com handicap, da Federação Paulista de Golfe (FPG). Ninguém levou o carro HB20 oferecido pela Hyundai para quem fizesse um hole-in-one no buraco 13, de par 3.

internas

Clique nas imagens para abrir o Álbum de Fotos do evento. Aguarde, ainda hoje, álbum completo com dezenas de fotos exclusivas

Matheus começou o domingo empatado em primeiro com Joakim Thrane, do Clube de Campo, campeão do torneio em 2014, e apenas uma à frente de Fernando Vieira dos Santos, do Ibiúna, que completou o grupo dos líderes na volta final. Mas Matheus jogou duas abaixo de ida, com três birdies, e fez mais um birdie no buraco 10, para ir ampliando sua vantagem até o final. Mesmo fazendo bogeys consecutivos no 11 e no 12, Matheus foi campeão com 143 (73-70) tacadas, uma acima, o melhor resultado em relação ao par de um vencedor do Aberto nesta década.

Destaques – Paulo Vitor Mattos, do Ipê, que já venceu esse Aberto em 2015, quando o torneio valeu também para o Aberto Bandeirantes, e em 2012, além de ser vice, em 2014, não começou bem, mas se recuperou na volta final para ser mais uma vez vice-campeão, agora com 159 (76-74) tacadas. Joakim Thrane, o outro líder da véspera, não foi bem na segunda metade do campo, onde perdeu quatro tacadas em três buracos (12 ao 14) e ainda fechou o dia com bogeys no 17 e no 18, caindo para terceiro, com 151 (73-78) tacadas.

Lucas Park, de 17 anos, irmão mais velho de Matheus, número 5 do Brasil, chegou como um dos favoritos ao título, mas terminou apenas em quarto, com 153 (76-77), lamentando ter perdido o timing de seu swing nas duas últimas semanas, pela falta de treinos no período em que esteve viajando para defender o Brasil nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, mas radiante com a experiência. Fernando Vieira, o vice-líder da véspera, também errou muito no final e caiu para quinto, com 155 (75-81).

O chuva ininterrupta deixou o campo pesado e muito mais longo para a maioria dos jogadores, que pioraram seus resultados na segunda rodada. Gabriel Pedone, do São Paulo, ficou em sexto, com 157 (78-79), seguido por Sergio da Costa, o melhor jogador da casa, sétimo, com 158 (77-81). Completaram os Top 10 Stefano Thrane, filho de Joakim, oitavo colocado com 158 (76-82), Daniel Dong, do Guarapiranga, nono com 159 (76-83), e Lyn Ahn, campeão do torneio em 2011 (80-81), e Rogerio Cardoso, do Damha (79-82), que dividiram o décimo lugar, com 161.

Handicaps – Nas classificações por handicap (os troféus eram acumuláveis), Matheus foi também campeão entre os de índex até 8,5, com 141 tacadas, seguido por Stefano, com 142, e por Fernando Vieira, com 143. Na 8,6 a 14, Jong Ho Park, do Guarapiranga, venceu de virada, com 133, seguido por Kendall Dunn, de Bastos, com 136, e Yu Chia Wu, do Guarapiranga, com 137.

Na 14,1 a 19,4, mais um título para o Guarapiranga, com Thiago Vieira somando 136 tacadas. Otavio Mizikami, do Campinas, ficou em segundo, com 141, seguido por Paulo Chuan, do Guarapiranga, com 143. E na 19,5 a 25,7, vitória de Felipe Gontad, do Paradise, com 133 tacadas, seguido por dois jogadores do Guarapiranga: Chen Chang Yu, com 133, e Tang Wen, com 139.

Feminino – Entre as mulheres, na scratch, dobradinha do Guarapiranga, com Raquel Shin sendo campeã com 162 (80-82), seguida por Dayse In In, com 183 (90-93). Julia Vilas Boas, diretamente filiada à FPG, ficou em terceiro, com 185. Gabriela Mussi Toricelli, do Golfe Nota 10, e Cláudia Lee, que jogava em casa, empataram em quarto, com 190, seguidas por Myung Soon Lee, do Guarapiranga, com 195.

Na classificação entre as de índex até 16, Julia Vilas Boas venceu com 149 tacadas, seguida por Dayse In In, com 151, e Claudia Lee, com 154. Na 16,1 a 25,7, o domínio foi das visitantes. Leticia Mont Serrat Colombo, do Clube Athletico Paulistano, venceu com 137, seguida por duas jogadoras do Ibiúna: Gildete da Silva, com 139, e Joelma Rodrigues, com 146.

Festa – A concorrida e animada festa de entrega de prêmios começou com um karaokê e petiscos, seguida de almoço com churrasco da Steak Store e buffet do clube, chopes Carmona, e Open Bar com caipirinhas de saquê, vodka, e cachaça, refrigerantes e água. No final, foram sorteados dezenas de brindes ofertados pelos patrocinadores e parceiros do torneio.

Mauro Batista, diretor executivo da FPG comandou a entrega de prêmios, que teve a mesa composta por Antônio Padula, presidente da FPG; Myung Kyu Kim, presidente do Guarapiranga; Tang Wen, vice-presidente do clube, Eduardo Yoshida, presidente do Conselho; Enerzio Lossano, vice do Conselho; e pelos capitães Francisco Jo e Raquel Shin. Além dos troféus, a FPG deu medalhas de ouro, prata e bronze aos que subiram ao pódio das categorias scratch, masculina e feminina.

Homenagem – No final foi feita uma homenagem a três dos integrantes do equipe da FPG que deu ao Brasil o vice-campeonato do Latinoamericano de Golfe, no México: Matheus Park, Marcos Park e Jair Carmona. Jair foi ainda campeão individual em sua faixa de handicap e Marcos vice na dele. O time teve ainda Luiz Miyagi. Geraldo Dontal foi o delegado da equipe e Ademir Mazon o capitão.

O Aberto do Guarapiranga foi o antepenúltimo torneio do ano válido para os rankings da FPG que irão classificar os melhores de quatro categorias para jogar a seletiva nacional para o Latinoamericano de 2018. Os torneios finais válidos para o ranking serão o Aberto do Terras de São José, em novembro, e o Aberto do Vila da Mata, em dezembro.

Apoios – O 46º Campeonato Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club teve apoios da BEM, Carmona Chopp, Dom Tapparo, Morina, Hyundai, Ótica ABC, Dong Nam – Agencia de Viagem e Turismo; e Golf Travel. A organização é do Guarapiranga e da Federação Paulista de Golfe.

 

 

 

Durante disputa da rodada final do 46º Campeonato Aberto de Golfe Masculino e Feminino do Guarapiranga Golf & Country Club, domingo, 22 de outubro de 2017, em São Paulo (SP). Foto: Thais Pastor/F2 Comunicação

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.