Notícias

  • Home >>
  • notícias
quinta-feira 19 de outubro de 2017

Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe entra para a história como um divisor de águas do esporte

Evento beneficente teve recordes de arrecadação e de cobertura da mídia, e apoio da Federação Paulista de Golfe

 

Todos os participantes antes do jogo comemorando 1010

Todos os participantes do torneio histórico fazem festa antes do jogo. Fotos: Thais Pastor/F2 Comunicação

Por qualquer parâmetro que se utilize, o Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe, realizado nesta quarta-feira, 18 de outubro, no São Fernando Golf Club, em Cotia (SP), foi um sucesso sem precedentes na história do golfe brasileiro. No final, 27 dos 112 jogadores foram premiados, mas todos, sem exceção, saíram ganhando por terem participado do mais importante torneio amador da história desse esporte no Brasil e contribuído para o principal: a arrecadação de R$ 250 mil, provenientes das inscrições e de leilões de objetos doados por celebridades do esporte, para a Casa do Zezinho, que atende 1.100 crianças em situação de vulnerabilidade social e, agora, graças a esse dinheiro, poderá colocar mais 300 jovens no programa.

O Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe não se limitou à competição individual e por equipes, e às disputas de tacada mais longa (Longest Drive) e de bola mais perto da bandeira (Nearest to the Pin). Houve uma concorrida clínica para dezenas de iniciantes, que disputaram também uma competição de embocadas, e diversas ações pelo campo, onde foram servidos petiscos como presento cru Pata Negra, queijos Quatá e espumante premiado da Bueno Wines, além de uma exposição de carros antigos e de corrida pelo campo. A Federação Paulista de Golfe apoiou o evento e foi representada por Antônio Padula, presidente da entidade, que jogou e participou da entrega de prêmios.

internas

Clique nas imagens acima para ver o álbum com as primeiras fotos do torneio em alta definição. Aguarde centenas de novas fotos.

Hole-in-one – Mas o ponto alto do dia foi buraco 16, de par 3, onde era oferecido um Porsche 718 Boxter S para quem embocasse de primeira, jogada raríssima, conhecida como hole-in-one. Galvão Bueno – um dos anfitriões, ao lado de Wagner Martins, presidente da Embrase -, jogou nesse buraco ao lado de cada um dos 28 grupos de quatro jogadores cada, com toda a ação sendo transmitida ao vivo para um telão em frente à sede e acompanhada no local por um grande público que ocupou uma arquibancada construída no local. Muita gente chegou perto, mas, infelizmente ninguém ganhou o Porsche.

Para fechar o dia, 12 das celebridades que participaram do torneio, jogaram o buraco 18 simultaneamente, à frente de todos os convidados, que além de ocupar todo o terraço do clube, acompanharam a ação de uma arquibancada. Foi uma festa para todos, convidados e jogadores, que torceram muito e viram o ator Marcos Pasquim vencer o desafio embocando um longo putt para par.

Exibições na TV e Mídia – Um compacto com os melhores momentos do Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe vai ser exibido dia 27 de outubro, às 19h30, no SporTV 3, e também no “Bem, Amigos!”, de Galvão, do dia 30 de outubro, às 22 horas, no SporTV. Haverá ainda uma reapresentação no dia 31 de outubro, às 21 horas, no SporTV3.

A cobertura da competição e entrevistas com as celebridades poderão ser vistas ainda nos programa de Otávio Mesquita, no SBT, que jogou acompanhado de uma equipe de gravação; Rede Globo; A Tarde é Sua, Amaury Jr e TV Fama, todos da Rede TV; TV Gazeta e TV Alphaville. Bem como na Rádio Globo, revista Época, Estadão, Folha de São Paulo, Glamurama, Go Where, Golf & Turismo, Hight Society Magazine e Top Magazine, entre muitos outros meios de comunicação.

Celebridades – As celebridades foram uma atração à parte no Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe, que reuniu, entre outros, os astros “globais” Galvão Bueno; o apresentador Tadeu Schmidt, do Fantástico; e o ator Marcos Pasquim. Os pilotos também marcaram presença, com Rubens Barrichello, duas vezes vice-campeão mundial na Fórmula 1 e recordista de participações em Grandes Prêmios, e os dois filhos de Galvão – Cacá Bueno e Popó Bueno, campeões no automobilismo nacional. E até astros da música, como Evandro Mesquita, vocalista da Blitz, que começou a jogar golfe recentemente, no Itanhangá.

Outro apresentador em campo foi Otávio Mesquita, do programa “Operação Mesquita”, no SBT. Havia ainda dois ídolos do futebol e da seleção brasileira: José Sérgio Presti, o Zé Sérgio, que fez carreira no São Paulo, e Milton Queiroz da Paixão, o Tita, que fez carreira no Flamengo. Eles jogaram juntos na conquista do título carioca do Vasco, em 1982, e na seleção brasileira, de 1979 a 1982. Outro esportista de destaque foi Amaury Pasos, bicampeão mundial de basquete em 1959, em Santiago, quando foi eleito o jogador mais completo do mundo, e em 1963, no Rio de Janeiro.

Mais destaques – Ronaldo Nazário, goleador da seleção brasileira, não pode ir, por estar em viagem à China, seguindo direito para a premiação da Bola de Ouro, na Europa, mas mandou uma camisa para o leilão, assim como Guga, do tênis, que tem três buracos de golfe em sua casa, em Florianópolis (SC), que também mandou uma camisa e gravou um vídeo para os jogadores. Até Hortência, rainha do basquete, que já tentou suas tacadas no golfe, e Virna, do vôlei, apareceram no São Fernando, para dar apoio ao evento.

Todos os jogadores foram recebidos com camisas Under Armour feitas especialmente para o evento, personalizadas com seus nomes na manga, e bonés Sttutgart Porsche, além de brindes de patrocinadores como Porsche, que deu um guarda-chuva e outros mimos; Andiamo, que além de oferecer o magnífico almoço e jantar de massas e antepastos, deu a cada um uma cesta de pão italiano e azeite; Neugebaur, que presenteou a todos com uma caixa de seus chocolates, e Dom Tapparo, que surpreendeu com uma cachaça Extra Premium feita especialmente para o torneio, entre outros.

Vencedores – O campeão do torneio entre os golfistas de handicaps mais baixos foi Luiz Carlos Mello, o Calão, que foi ao clube disposto a conseguir uma vaga de última hora e conseguiu, depois que Carlos Cândido, que jogaria, parou para ajudar a socorrer um motoqueiro acidentado na Regis Bitencourt e chegou atrasado para o torneio.

Calão, que é também campeão de pólo e está viajando para defender o Brasil nos EUA, nesta modalidade, foi campeão entre os de handicaps mais baixos (até 12), com 39 pontos (a disputa foi no sistema stableford que transforam em pontos o resultado em tacadas de cada buraco). Fábio Marchioni ficou em segundo com 38 pontos, ao deixar Roberto Dhelomme, que também somou 38 pontos, em terceiro, nos critérios de desempate (melhores nove buracos finais).

Entre os de handicaps intermediários (13 a 24) o campeão foi Fabio Oiwa, com 41 pontos, também no desempate com João Carlos Abreu, que ficou em segundo, com a mesma pontuação. Em terceiro ficou Caco Cruz, com 39. E na 25 a 36, venceu Graciela Zermiani, com 32 pontos, seguida por Vilma Tavares, com 28, e por Aurélio Lopes, com 23.

Mais premiados – Houve também uma competição por equipes onde valiam os dois melhores resultados entre os jogadores do grupo. Os campeões foram da Equipe Accor, formada por Sergio Cabernite, presidente do São Fernando, seu irmão Luiz Cabernite, Eduardo Walker e Luiz Gonzaga Dias Filho, o Tom Zé, que somaram 138 pontos.

Em segundo, com 137, ficaram os membros da Equipe Tita, que tinha Milton Queiroz da Paixão (Tita), Lecyan Mendes, João Carlos Abreu e Graciela Zermiani. E, em terceiro, com 129, terminou a Equipe Moments Vic, que tinha Paulo Cabernite, Euclides Gusi, Mauro Bayout e Carlos Eduardo (Caco) Cruz.

Prêmios Especiais – Nas disputas de bola mais perto da bandeira, patrocinadas por Montblanc e Porsche Cup, nos buracos 6, 8 e 12, todos de par 3, os mais curtos do golfe, onde se pode chegar na bandeira com apenas uma tacada, os ganhadores foram, pela ordem, Sergio Checcia, Sergio Magalhães e Sergio Araújo. Os vencedores no 6 e no 8 ganharam canetas Montblanc StarWalker Midnight Black Rollerball. O campeão no 12 recebeu um voucher para acompanhar a oitava etapa da Porsche Império GT3 Cup, preliminar do GP Brasil de F-1, dia 12 de novembro, em Interlagos, com direito a uma volta rápida a bordo do carro pilotado por Cacá Bueno.

Houve ainda prêmios para os drives mais longos das três categorias com handicap, patrocinado pela Academia GolfRange Campinas (AGRC) no buraco 17, onde foram usados dois radares Trackman, os mais modernos do mundo,  para medir as tacadas. Ricardo Ramirez (até 12), Vinícius Salvador (13 a 24) e Graciela Zermiani (25 a 32) ganharam vouchers para fazer uma análise completa de seus swings, com uso do Trackman 4, no Performance Center da AGRC. Além disso, todos os participantes receberão por e-mail um relatório de sete páginas com as estatísticas completas do Trackman de suas tacadas no 17.

Clínica – Houve ainda a Clínica Montblanc by UGolf, que reuniu mais de 40 convidados que não jogavam golfe e foi ministrada por professores vindos da França com auxílio de Jaime Gonzalez, head pro do São Fernando e outros profissionais locais. Todos participaram de uma explanação sobre o esporte no auditório, seguido por aulas no bate-bola (driving range) do clube e de uma competição de embocadas no green de treino (putting green).

O campeão da clínica foi Rafael Morani, que ganhou uma caneta Montblanc StarWalker Midnight Black Rollerball. O vice-campeão foi Marcos Sanches que ganhou um convite para a nona etapa da Porsche Império GT3 Cup, dia 29 de novembro, em Interlagos, torneio de encerramento do campeonato, com direito a um curso de pilotagem em um Porsche de competição, com piloto da equipe. Em terceiro ficou Caio Simões. Todos os premiados por equipes, individuais e na competições especiais ganharam troféus com o logotipo do Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe, feitos exclusivamente para o evento.

Leilão – A premiação foi precedida por um leilão de objetos que arrecadou R$ 120 mil, que somados aos R$ 70 mil provenientes das inscrições dos jogadores e de R$ 60 mil doados por Mario Lessa, presidente da Totvs Nações Unidas, resultou em R$ 250 mil para a Casa do Zezinho. Segundo a responsável pela entidade, esse dinheiro irá abrir pelo menos 300 novas vagas na instituição.

O leilão começou com um capacete de Rubens Barrichello by Cobra que foi arrematado por R$ 35 mil por Ricardo Vontobel. O empresário também levou um capacete de Popó Bueno, por R$ 10 mil e uma camisa autografada de Ronaldo, por R$ 22 mil. Patrícia Brandini pagou R$ 10 mil por uma camisa 10 do Orlando City, autografada por Kaká. Fred Pinto arrematou por R$ 20 mil uma camisa, com dedicatória de Guga, que ele usou em seu primeiro título em Roland Garros, há 20 anos. Uma cadeira “Tittleist”, em forma de bola de golfe, do designer Ademar Cabral foi comprada por R$ 20 mil por Bruno Blatt. E Mauro Raposo levou por R$ 3 mil, uma camisa do Orlando Pride, de Marta.

Premiação e festa – A entrega de prêmio foi comandada por Galvão Bueno e pela apresentadora Adriana Colin. Os troféus e vouchers foram entregues por Wagner Martins, presidente da Embrase; Sérgio Cabernite, presidente do São Fernando; Euclides Gusi, presidente da Confederação Brasileira de Golfe; Antônio Padula, presidente da Federação Paulista de Golfe; Patrick Mendes, CEO da América do Sul da Accor Hotels; Bruno Blatt, presidente da D’Or Consultoria; Vinicius Salvador, CEO da My Eventos e Viagens; Charlie Pruvost, diretor comercial da UGolf; Jonathann Neuwald, da Sttutgart Porsche; e Mads Giltrup, presidente da Academia Golfe Range Campinas.

Nos discursos, Galvão Bueno e Wagner Martins fizeram agradecimentos especiais ao clube anfitrião e a Douglas Delamar, diretor, e Camila Chamoun, do marketing da Embrase, e Letícia Bueno, filha de Galvão, que comanda a Bueno Wines, que se desdobraram nos últimos meses para que o evento fosse o sucesso que foi.

A festa no salão superior e terraço do São Fernando começou com uma apresentação de gaita de fole, tradição dos maiores eventos de golfe do mundo. A seguir houve apresentação de Ana Clara e Convidados, seguidos da Banda Jack Rabbit, com direito a canjas de Galvão Bueno, que cantou; de Rubens Amaral, na guitarra; e de Evandro Mesquita, da Blitz, que jogou no torneio e levou o público à loucura ao cantar algumas músicas com o grupo. Após a premiação a noite terminou com show da Durval Lelys e Alavontê, onde Evandro deu nova canja, ao lado de Galvão, na percussão. A festa entrou pela madrugada.

Patrocínio – O Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe teve patrocínio da Embrase Segurança e Serviços e Bueno Wines; copatrocínio da Accor Hotels e da D’Or Consultoria Seguros e Benefícios; e apoios da BMarketing Cenografia, São Fernando Golf Club, Compact Car, Assurant, Espaço L’atelier, Saúde a Qualquer Hora, Negroni, The Aubergine Panda, Zoom Vídeos, Dom Tapparo, Empório Pata Negra, Porsche/Porsche Cup, Berkana, RB Serviços, Sttutgart Porsche, Cervejaria Imperial, Marlene Enxovais, Queijos Quatá, Tesla/Elektra Motors, Coca-Cola/Femsa, FCB, Chocolates Neugebaur, Tabacaria Caruso, D&D, Breton e Panda.

Outros apoiadores do Galvão Bueno Invitational Embrase de Golfe foram Bosch Electro-Voice (Sonorização), Andiamo (Restaurante Oficial), SporTV (Transmissão), UGolf (Clínica), Montblanc, patrocinadora da clínica e do Nearest to the Pin, Academia GolfRange Campinas (Longest Drive) e Golfe & Cia (Organização Técnica). O evento teve chancela da Confederação Brasileira de Golfe e da Federação Paulista de Golfe. A realização foi da Embrase Segurança e Serviços e My Eventos e Viagens.

Tita, Evandro Mesquita, Jose Sergio, Tadeu Schmidt, Marcos Pasquim, Wagner Martins, Alexandre Leitao, Popo Bueno, Caca Bueno, Rubens Barrichello, Amaury Passos e Otavio Mesquita hd

Tita, Evandro Mesquita, Zé Sérgio, Tadeu Schmidt, Marcos Pasquim, Wagner Martins, Alexandre Leitão, Popó Bueno, Caca Bueno, Rubens Barrichello, Amaury Passos e Otávio Mesquita

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.