Notícias

  • Home >>
  • notícias
sexta-feira 11 de agosto de 2017

Aberto de São Paulo: Fernanda Lacaz, de 15 anos, abre sete tacadas de vantagem, no Damha

No masculino, Tito Mantovani surpreende favoritos, seguido por Marcos Negrini e por Herik Machado

 

Fernada Lacaz swing 1024

Fernanda Lacaz, no tee do 1: menina de 15 anos dispara na frente no maior torneio de golfe do estado de São Paulo. Fotos: Thais Pastor. No final, fotos dos destaques do dia

 

Com apenas três anos de golfe, Fernanda Lacaz, do São Fernando, firma-se como a mais promissora revelação do golfe brasileiro. Nesta sexta-feira, 11 de julho, ela ofuscou até a concorrida categoria masculina, que reúne todos os melhores jogadores em atividade no Brasil, para jogar 75, três acima, e estrear como líder isolada do 68º Aberto do Estado de São Paulo, que prossegue até domingo, no campo do Damha Golf Club, em São Carlos (SP).

O Aberto de São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Golfe (FPG), tem patrocínio da Embrase, e apoio do R&A, como evento válido para o Ranking Mundial Amador de Golfe (WAGR); além de apoio da Confederação Brasileira de Golfe (CBG); do Damha e Santa Emília/Honda, que está oferecendo um Civic Touring 1.5 Turbo, no valor de R$ 125 mil para quem fizer um hole-in-one no buraco 6, par 3 com um green-ilha que é o cartão postal do clube.

Liderança Fernanda fez um eagle no buraco 3, de par 4, onde embocou de 104 jardas de distância e mais dois birdies para jogar uma abaixo de ida. Como novo birdie no 10, ele chegou a duas abaixo na rodada, mas fechou o dia com duplo bogey no 15 e bogey nos dois buracos finais para jogar três acima (75) e ainda ficar sete tacadas à frente das adversárias.

Quem mai se aproximou dela foi Daniela Arantes, também do São Fernando, que raramente jogas torneios do ranking nacional, e marcou 82, dez tacadas acima do par, oito delas apenas nos nove buracos finais, onde fez dois duplos bogeys. A indonésia Meidy Gama, radicada no Rio, onde defende o Gávea, vem em terceiro, com 84.

A paulista Lauren Grinberg, a número 1 do Brasil, que marcou 84, mostrando que sua fase ruim, apesar de melhoras recentes, ainda não terminou, ficou apenas em quarto lugar, seguida por Vitoria Monteiro, de Japeri (RJ) e pela baiana Denise Santos, que hoje divide seu tempo entre Brasil e Itália, ambas com 87. A última a quebrar as 90 tacadas foi Gabriela Arantes, irmã gema de Daniela, que marcou 88.

Masculino Entre os homens, Walter Mantovanini Neto, o Tito, do São Paulo GC, que joga poucos torneios de ranking, surpreendeu os favoritos ao marcar 71 tacadas, uma abaixo do par, e se isolar na primeira colocação. Tito, que saiu uma hora antes do pelotão, jogou uma abaixo de ida, com oito pares, e fez mais um birdie e um eagle, além de três bogeys, nos nove buracos finais, para ser o líder na sede que ninguém conseguiu alcançar.

Marcos Negrini, do Damha, chegou a estar três acima nos oito primeiros buracos, mas reagiu com um birdie no 9 e um eagle no 14, para terminar no par do campo, sozinho em segundo lugar. O trio dos líderes para este sábado, segundo dos três dias de jogo, será completado pelo gaúcho Herik Machado, do Belém Novo, número 1 do Brasil, abriu o jogo com dois birdies nos três primeiros buracos, mas um duplo bogey no 9, de par 5, estragou seu dia. Depois de um bom drive, Herik passou o green com a segunda tacada e ao voltar jogou a bola na água do lado oposto e não conseguiu salvar o par.

Destaques O carioca Daniel Kenji Ishii, do Itanhangá, fez quatro birdies, dois deles nos buracos finais, para jogar 74 (+2) e empatar em quarto com o paranaense Daniel Celestino, do Graciosa, juvenil número 1 do Brasil, que jogou duas abaixo de ida, mas fez um triplo bogey no 10, antes de devolver outra tacada. João Paulo Carlos da Silva, do Damha, e o coreano Jinbo Ha, do Terras de São José, empataram a seguir, em sexto, com 75.

Completaram os Top 10, empatados em oitavo, com 76 (+4) os irmãos Lucas e Matheus Park, do Paradise, e Pedro Nagayama, do São Fernando. Matheus foi o jogador com mais birdies no dia – cinco no total – e não fez nenhum bogey – mas amargou um quíntuplo bogey-10, no buraco 9, e dois duplos bogeys. Lucas jogou o par de ida e quatro abaixo de volta, incluindo um duplo bogey no 17. Já Nagayama, o número 2 do Brasil, jogou uma abaixo de ida, com um birdie, antes de jogar cinco acima nos nove buracos finais.

Dificuldades Todos os jogadores tiveram muitas dificuldades nos greens, que tinham velocidade de bola de mais de 12 pés, medidos no stimpmeter, em especial nos buracos 6 e 9, onde as bandeiras curtas, perto da água, estavam em locais inclinados. Para as mulheres, a maior dificuldade foi o buraco 6, que por exigência do seguro contra hole-in-one do carro oferecido de prêmio, têm que jogar – como é prática no mercado – de um mínimo 160 jardas de distância, bem mais do que estão acostumadas. Ninguém conseguiu levar o carro no primeiro dia.

As temperaturas continuaram altas, beirando os 30º C, com um vento de fraco a moderado, que influenciou um pouco mais o jogo na metade da manhã. A previsão é de mais dois dias de calor nesse “veranico” do inverno paulistano, que já provoca uma longa estiagem no interior paulista, onde não chove há quase 60 dias e a mais de três meses não caiu uma boa água.

Handicaps Neste sábado entram em campo também os homens com handicaps índex acima de 8,5 e as mulheres acima de 16, para dois dias de jogos. As primeiras saídas, ao amanhecer, serão às 6h30, por dois tees (1 e 10) com os líderes saindo por último, às 11 horas, homens pelo 10 e mulheres pelo 1. Esses horários serão repetidos no domingo, com a inversão dos tees.

Resultados completos

Horário de Saída de sábado

Daniel kenji Ishii no 7 Daniela Arantes no 13 Fernanda Lacaz putt no 12 Herik Machado impacto no 7 Jinbo Ha no 7 lauren Grinberg na banca do 12 Marcos negrini impacto no 18 Meidy Busra no 1 Walter Mantovanini Neto putt no 15

 

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.