Notícias

  • Home >>
  • notícias
terça-feira 18 de julho de 2017

Federação Paulista de Golfe supera a marca de 600 jogadores em seus rankings com handicap

Apenas no primeiro semestre, 513 homens e 104 mulheres pontuaram ao menos uma vez em torneios oficiais da entidade

 

total golfistas com handicap 1 semestre fpg

A Federação Paulista de Golfe (FPG) acaba de bater um novo recorde ao superar a marca de 600 jogadores em seus rankings com handicap índex, considerados apenas os eventos do primeiro semestre de 2017. No total, 617 golfistas, sendo 513 homens e 104 mulheres estão listados nas seis categorias – quatro masculinas e duas femininas – após a disputa de 11 torneios válidos para os rankings no masculino e nove no feminino.

Estar no ranking significa que todos esses 617 atletas terminaram ao menos uma vez as competições que disputaram em 2017. E que cumpriram tudo que é exigido no Regulamento dos rankings paulistas, ou seja, haviam entregado ao menos 12 cartões para cálculo de handicap nos seis meses anteriores à competição, incluindo, obrigatoriamente, algum cartão nos últimos dois meses. Além disso, para os torneios valerem para os rankings com handicap índex da FPG eles precisam ser disputados em fins de semana ou feriados (com exceção de eventos exclusivamente femininos) e organizar saídas sequenciais, sem privilégios para quaisquer participantes.

Nos eventos oficiais da FPG, a pontuação varia de 15 pontos para o primeiro colocado a 1 ponto para o décimo, em competições de 36 buracos, ou de 20 a 3 pontos, em torneios de 54 buracos. Todos que terminam a competição ganham um ponto, por sua participação. Torneios que não cumpram as condições acima, podem valer para o ranking, a critério da FPG, mas com pontuação reduzida aos cinco primeiros, variando de 6 a 1 ponto.

Distribuição – No masculino, as categorias de handicap intermediárias são as com mais jogadores ranqueados, sendo 149 entre os de índex de 8,6 a 14; e 150 na de 14,1 a 19,4. Há ainda 83 ranqueados entre os de índex até 8,5; e 121 na categoria de 19,5 a 25,7. No feminino, há 42 jogadoras na primeira faixa de handicap (até 16) e 61 na segunda (1,1 a 25,7).

Além desses 617 jogadores nos rankings com handicap, há muitos mais golfistas nos demais rankings da FPG, incluindo os scratch, masculino e feminino, que são anualizados (12 últimos meses) e não somatórios dentro da mesma temporada, como os com handicap. Há ainda mais de uma centena de juvenis nos rankings geral e por idades, tanto no masculino como no feminino, e dezenas de jogares nos rankings pré-sênior e sênior, que não pontuaram nas categorias com handicap.

Para ver todos os rankings paulistas, clique aqui!

Filiada à

Patrocinadores oficiais

Apoio

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.